Meryl Streep financia laboratório para mulheres argumentistas com mais de 40 anos

Actriz americana resolveu apoiar um projecto que quer valorizar as mulheres que escrevem para cinema e televisão.

Foto
Meryl Streep no Festival de Roma, em 2009 Vincenzo Pinto/AFP

A actriz norte-americana Meryl Streep investiu num projecto para a criação de um laboratório para mulheres argumentistas com mais de 40 anos. Defensora da igualdade de género, Streep vai assim ajudar a criar o Writers Lab da associação da indústria cinematográfica que defende o papel das mulheres no sector New York Women Film and Television.

O projecto foi anunciado domingo durante um debate no Festival de Cinema de Tribeca, realizado em Nova Iorque.

A ideia de um laboratório para mulheres argumentistas com mais de 40 anos surge depois de em 2014 um estudo da Guilda dos Argumentistas dos EUA indicar que o número de mulheres guionistas nos Estados Unidos decresceu entre 2009 e 2012. O documento mostrava que a quantidade de argumentistas do sexo feminino nos EUA desceu de 17% em 2009 para 15% em 2012, além de evidenciar as significativas diferenças salariais entre géneros.

Oito candidatas serão escolhidas para fazer parte da primeira edição deste projectoque terá como mentoras a argumentista e realizadora Gina Prince-Bythewood (A vida secreta das abelhas eBeyond the Lights), a produtora Caroline Kaplan (Boyhood) e as argumentistas Kirsten Smith (Legalmente Loira) e Jessica Bendinger (Tudo por elas), entre outras.

Na última edição dos Óscares, Meryl Streep foi uma das mais visíveis apoiantes de Patricia Arquette quando a vencedora do Óscar de melhor actriz secundária por Boyhood, no seu discurso de vitória, denunciou desigualdade salarial e pediu “igualdade de direitos para as mulheres nos EUA".

Sugerir correcção
Comentar