Mariza foi a melhor artista de 2015 para a revista britânica Songlines

Entre os nomeados para o prémio atribuído pela publicação de referência na área da world music estava outra portuguesa, Lura.

Foto
DR

A fadista Mariza venceu o prémio de melhor artista atribuído pela revista britânica Songlines, com o álbum Mundo, revelou a publicação. 

Na oitava edição dos prémios de música atribuídos por esta publicação de referência na área da world music, Mariza estava nomeada na categoria de Melhor Artista, juntamente com a cantora portuguesa Lura, a chilena Pascuala Ilabaca, o grupo Fauna e o músico senegalês Seckou Keita.

"Mariza regressou em 2015 com um álbum que mais do que uma reinvenção é uma extensão ousada do seu papel como representante global do fado", afirma a Songlines a propósito de Mundo, eleito pela revista um dos melhores discos do ano passado.

Para a publicação, Mariza surge "não só como uma das melhores fadistas da sua geração, mas também como uma das mais carismáticas artistas do mundo, fazendo a ponte entre géneros populares e tradicionais de uma forma visionária".

Os prémios de música da Songlines repartem-se em sete categorias diferentes, cujos vencedores são escolhidos pelo público. Nesta edição, os restantes premiados foram os Africa Express de Damon Albarn e companhia (Melhor Grupo), os malianos Songhoy Blues (Revelação), o tocador de kora senegalês Seckou Keita (África e Médio Oriente), a cantora mexicana Lila Downs (Américas), o guitarrista indiano Debashish Bhattacharya (Ásia e Pacífico Sul), o britânico Sam Lee (Europa) e a dupla Ballaké Sissoko & Vincent Segal (Fusão).

A propósito dos prémios, a Songlines organiza um concerto a 3 de Outubro no Barbican Center, em Londres, no qual actuarão Mariza e Debashish Bhattacharya.

Sugerir correcção
Comentar