Mariano Rajoy na inauguração da exposição Miró em Serralves

O chefe do Governo espanhol aceitou um convite de António Costa, com quem terá um jantar privado após a cerimónia no Porto.

Foto
AFP/JAVIER SORIANO

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, estará presente esta sexta-feira na inauguração, em Serralves, da exposição Joan Miró: Materialidade e Metamorfose, que integra 84 obras do pintor catalão que pertenceram ao BPN. Com a política espanhola a viver um complicado impasse, que dificilmente deixará de desembocar numa terceira consulta eleitoral, a disponibilidade de Rajoy para vir a Portugal assistir à inauguração desta exposição do pintor catalão não deixa de ser surpreendente.

O governante espanhol, adianta a Lusa, aceitou um convite do seu homólogo António Costa, com quem terá um jantar privado após a cerimónia em Serralves, na qual participarão ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Na terça-feira, o primeiro-ministro aproveitou a sessão de abertura da III Cimeira do Turismo Português para anunciar que a colecção de pinturas e desenhos de Miró irá mesmo ficar no Porto, decisão que justificou com o objectivo de contribuir para que a cidade tenha “um novo pólo de atractividade cultural e turística, que ajude a cidade a consolidar e a reforçar uma tendência que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos”.

 

Sugerir correcção
Comentar