Marcada greve às horas extra para a Noite e o Dia dos Museus

Foto
Salas do Museu do Caramulo DR

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou uma greve nacional às horas extra, para este sábado, Noite dos Museus, e para segunda-feira, Dia dos Museus.

Tal como aconteceu no dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, os sindicatos entregaram o pré-aviso de greve nacional ao trabalho prestado fora do período normal de trabalho e às horas extraordinárias.

Entre este sábado e segunda-feira, 18 de Maio, estão previstas actividades para a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, com iniciativas que vão desde visitas guiadas, leituras, oficinas e concertos, coordenadas pela Direcção-Geral do Património Cultural.

Num comunicado divulgado esta semana, a federação indicava que, nestas datas, celebradas anualmente, "a maioria dos trabalhadores chega a fazer 18 horas seguidas de trabalho, numa clara violação de todos os normativos legais, relativos à duração diária de trabalho, à laboração contínua e ao trabalho extraordinário".

Contactado pela Lusa sobre esta greve às horas extraordinárias dos funcionários dos museus, o director-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, estimou que o impacto seja "reduzido".

"Esperamos que a greve anunciada tenha consequências mínimas nas actividades. Todos estamos envolvidos nesta nossa missão de uma forma muito viva e activa", acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar