Líder dos Tangerine Dream morre aos 70 anos

Edgar Froese deixou mais de uma centena de discos, a maior parte dos quais com os Tangerine Dream, a banda que fundou em Berlim, em 1967.

Foto
Edgar Froese em 2013 DR

O músico alemão Edgar Froese, fundador e líder da banda Tangerine Dream, morreu no dia 20, em Viena, aos 70 anos, de uma embolia pulmonar, anunciou o seu filho e colaborador Jerome Froese.

Os restantes membros actuais dos Tangerine Dream divulgaram na sexta-feira um comunicado em que lembram que Edgar Froese lhes disse um dia que “não há morte, há apenas uma mudança do nosso endereço cósmico”. Uma possibilidade, dizem, que “os reconforta um pouco”.

Pioneiro da música electrónica, Froese nasceu em 1944 naquela que é hoje a cidade russa de Sovetsk – chamava-se então Tilsit e integrava a Prússia oriental –, de onde a sua família foi expulsa após a guerra. Começou a estudar piano aos 12 anos e guitarra aos 15, mostrando também aptidões para as artes plásticas, que o levaram a inscrever-se na Academia de Artes de Berlim Ocidental, onde estudou pintura e escultura.

Em 1965 fundou uma banda chamada The Ones, que oscilava entre o reportório dos blues e do rock e experiências mais psicadélicas. O grupo ganha notoriedade suficiente para ser convidado por Salvador Dalí para actuar na casa do pintor em Cadaqués, na Catalunha. Este encontro com o pintor surrealista, dirá mais tarde Froese, foi decisivo para o convencer a levar a sua música por caminhos mais experimentais.

De regresso a Berlim funda em 1967 os Tangerine Dream, que viriam a editar mais de uma centena de discos, e que ainda hoje existem, embora nestes últimos anos Froese, cuja discografia inclui também vários trabalhos a solo, fosse já o único membro que vinha da formação original.

O som futurista dos Tangerine Dream, que influenciou várias gerações de música electrónica, era uma singularidade quase absoluta no final dos anos 60, quando a banda lançou o seu álbum de estreia, Electronic Meditation (1969).

Mas é sobretudo a música da década seguinte que o grupo irá marcar, com álbuns como Alpha Centauri (1971) ou Zeit (1972), e sobretudo com os primeiros discos já editados pela Virgin, como Phaedra (1974), que muitos consideram a obra-prima da banda, Rubycon (1975), Stratosfear (1976) ou Force Majeure (1979).

Os Tangerine Dream criaram também música para vários filmes e contribuiram para a banda sonora do multi-premiado jogo de computador Grand Theft Auto V, lançado em 2013.

Sugerir correcção
Comentar