Karl Lagerfeld e Joana Vasconcelos no próximo Festival de Hyères

O empresário e artista André Saraiva também integra o júri do conceituado festival de moda e fotografia francês.

Foto
Manuel Silvestri/REUTERS e Enric Vives-Rubio

O festival de moda e fotografia de Hyères, rampa de lançamento de jovens talentos na área da moda e da fotografia que já premiou o designer português Felipe Oliveira Baptista, vai ter este ano como director criativo Karl Lagerfeld, responsável pela Chanel, pela Fendi e pela marca homónima. No júri estarão a artista plástica Joana Vasconcelos e o writer de graffiti e empresário André Saraiva.

O festival, que este ano celebra a sua 30.ª edição entre 23 e 27 de Abril, teve como antecessores no cargo os responsáveis pela Kenzo, Carol Lim e Humberto Leon, e há dois anos o seu júri foi presidido por Felipe Oliveira Baptista, o português que dirige a criação na Lacoste.
Como anunciou quarta-feira à noite a organização, a presidente do júri do concurso de moda será Virginie Viard, directora do estúdio criativo da Chanel, e o responsável pela imagem da casa de moda francesa, Eric Pfrunder, presidirá ao júri de fotografia. Além de Joana Vasconcelos, entre os jurados estão a princesa Carolina do Mónaco, a actriz Anna Mouglalis, a editora de moda francesa Carine Roitfeld, e a arquitecta e designer India Mahdavi, além do músico Sébastien Tellier.

A concurso estarão dez jovens designers de moda e dez fotógrafos de nove nacionalidades, nenhum dos quais português. Em 2002, Oliveira Baptista foi o vencedor do prémio atribuído pelo festival aos jovens criadores de moda. Na secção de fotografia, os jurados incluem André Saraiva, que em 2014 teve uma retrospectiva do seu trabalho no Museu do Design e da Moda (Mude) em Lisboa, Anne Cartier-Bresson, directora do Atelier de Restauro e Conservação de Fotografia de Paris e sobrinha do célebre fotógrafo fundador da Agência Magnum, o editor Gerhard Steidl ou o fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø.  

A lista completa de participantes pode ser consultada aqui.


 

Sugerir correcção
Comentar