Júlio Pereira está a gravar novo disco e toca braguinha pela primeira vez

O 22.º disco do multi-instrumentista português já começou a ser gravado. Entre muitos outros, participa nele o canadiano James Hill, exímio tocador de ukulele.

Fotogaleria
Júlio Pereira ANTÓNIO GAMITO
Fotogaleria
Cartaz do espectáculo de Júlio Pereira e James Hill em Newark

Ainda não tem título, mas já começou a ser gravado o 22.º disco de Júlio Pereira, em que o multi-instrumentista tocará e gravará braguinha pela primeira vez. A braguinha é o parente madeirense do cavaquinho, cordofone que Júlio Pereira celebrizou em discos e com a criação da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, da qual é presidente. Para este novo disco, que será o sucessor de Cavaquinho.pt, lançado em Janeiro de 2014, Júlio Pereira compôs três peças instrumentais só para braguinha.

“A maioria dos arranjos foi criada a partir dos instrumentos que toco: cavaquinho, braguinha, viola braguesa e bouzouki”, diz Júlio Pereira. E esses instrumentos vão contracenar com a viola de Miguel Veras e o violoncelo de Sandra Martins, músicos que habitualmente o acompanham. “Este será o núcleo central a que se vão juntar outros instrumentos, outros músicos, consoante as ‘histórias’”, acrescenta o compositor.

Há já uma lista de instrumentistas e cantores convidados, podendo vir a alargar-se no futuro. Do lado dos instrumentistas alinham, além dos já citados, o canadiano James Hill, que Júlio Pereira apresenta como “um dos mais prestigiados tocador de ukulele” do mundo (ukulele é o parente havaiano e norte-americano do cavaquinho); José Manuel Neto, na guitarra portuguesa; e Norberto Gonçalves da Cruz, no bandolim.

Nas vozes participam António Zambujo, Cheny Wa Gune (dos moçambicanos Timbila Muzimba, grupo com o qual Júlio Pereira já trabalhou) e Olga Cerpa (Canárias). “Alguns coros”, diz ele, “contam com Luanda Cozetti, Mariana Abrunheiro, Teresa Melo Campos e Inês Melo Campos (do grupo Sopa de Pedra) e Andreia João Lopes”.

A participação de James Hill decorreu de um concerto onde se juntou a Júlio Pereira, em Julho passado, no New Jersey Performing Arts Center, em Newark, e onde o cavaquinho e o ukulele tocaram juntos. “Será o primeiro disco que deixará o registo do encontro destes dois instrumentos”, diz Júlio, “e esperamos seja um primeiro passo para eventos futuros numa altura em que como é sabido no nosso país se trabalha para o reconhecimento da prática do cavaquinho como um bem patrimonial”.

O novo disco de Júlio Pereira deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2017.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários