Jon Stewart já tem sucessor no Daily Show

O sul-africano Trevor Noah faz parte da equipa do programa de sátira noticiosa.

Foto
Trevor Noah BYRON KEULEMANS/COMEDY CENTRAL/AFP

Uma das perguntas do ano sobre a paisagem mediática global já tem resposta: Jon Stewart, que em Fevereiro anunciou que vai deixar a cadeira de apresentador do Daily Show, já tem sucessor. Não é um dos seus correligionários mais conhecidos do programa de sátira noticiosa, nem uma mulher, nem um norte-americano. O difícil ceptro de rei das fake news vai passar para as mãos do comediante sul-africano Trevor Noah.

Pouco conhecido nos EUA, Noah tem 31 anos e é assim o terceiro nome de pouca dimensão a ser escolhido pelo canal de televisão por subscrição Comedy Central para liderar o seu formato de maior sucesso – o Daily Show. Foi assim que lançou o programa, com o apresentador Craig Kilborn, e foi assim que o relançou em Janeiro de 1999 quando passou o microfone ao actor e então comediante de parco estatuto Jon Stewart. É o primeiro apresentador negro do influente programa, que tantos sucedâneos inspirou em todo o mundo.

“Não esperamos encontrar o próximo Jon Stewart – não há um próximo Jon Stewart. Por isso, o nosso objectivo era encontrar alguém que traz algo verdadeiramente excitante, novo e diferente” para o programa, disse ao New York Times a presidente do canal, Michele Ganeless.

Nascido na África do Sul durante o apartheid, o seu pai é um suíço branco e a sua mãe uma sul-africana negra da etnia Xhosa, indica o canal num comunicado que o identifica como “o comediante de topo em África”. E não gosta dessa associação simplista ao continente onde nasceu. “Parece que sou um tipo numa pele de leopardo que vai entrar a correr no palco.” No seu país – “um país que não era normal” – fora já apresentador de vários programas e teve o seu próprio talk show, Tonight with Trevor Noah.

Quando Stewart anunciou a sua já previsível saída depois de 16 anos à frente de um único formato quase diário, e depois de ter tirado um Verão sabático para realizar o seu filme Rosewater, muito se especulou sobre quem lhe sucederia e como sobreviveria o formato da sátira noticiosa mais conhecido do mundo. Seria um dos seus “alunos” tornados estrelas de pleno direito como o britânico John Oliver ou Stephen Colbert? Um dos colaboradores mais regulares do programa como Samantha Bee ou uma jovem afro-americana como Jessica Williams? O factor feminino foi amplamente discutido, sobretudo pela ausência de mulheres na cobiçada fatia da paisagem televisiva americana que é o horário do fim das noites.  

A resposta, dada oficialmente esta segunda-feira pela Comedy Central, chega sem dar datas de início para a estadia de Noah no Daily Show e mantendo ainda em segredo – ou em definição – a data de saída de Jon Stewart. A presidente do canal lembra que Trevor Noah está na equipa do Daily Show desde o ano passado. “Falámos com mulheres. Falámos com homens. No Trevor encontrámos a melhor pessoa para o cargo”, disse Michele Ganeless ao New York Times.

“É um comediante e um talento tremendo com quem adorei trabalhar”, endossou já Jon Stewart em comunicado. E acrescentou, com pontos de exclamação a condizer, que pode “voltar à equipa [do programa] como correspondente só para fazer parte disto!!!” que será o novo Daily Show com Trevor Noah.

Noah, um poliglota que fala seis línguas, começou a actuar na casa dos 20 anos na África do Sul, chegando aos EUA em 2010 para os seus primeiros espectáculos no país. Já apareceu como comediante nos principais talk shows do late night americano – The Tonight Show with Jay Leno (2012) e no Late Show with David Letterman (2013). Com estes dois momentos, tornou-se o primeiro comediante de stand-up sul-africano a apresentar-se nos dois reputados programas nocturnos generalistas nos EUA.

Trevor Noah fez a sua primeira aparição no Daily Show, que em Portugal passa nos canais SIC Notícias e SIC Radical, em Dezembro último, às quais se seguiram apenas mais duas actuações. Em entrevista ao New York Times a partir do Dubai, onde se encontra no âmbito da sua actual digressão de comédia, Noah explicou a sua incredulidade perante a nova missão e lamentou estar “num sítio onde não se pode consumir álcool”.

Sugerir correcção
Comentar