John Malkovich recria fotos icónicas, de Che Guevara a Marilyn Monroe

John Malkovich é toda a gente. Homens, mulheres, novos, velhos. É como o vemos no projecto fotográfico de Sandro Miller, em que o actor norte-americano recria algumas das imagens mais reconhecíveis da História.

Albert Einstein
Fotogaleria
Albert Einstein DR
Fotogaleria
Mick Jagger DR
Fotogaleria
Truman Capote DR
Fotogaleria
Che Guevara DR
Fotogaleria
Alfred Hitchcock DR
Fotogaleria
Bette Davis DR
Fotogaleria
American Gothic, Washington, D.C. DR
Fotogaleria
Salvador Dali DR
Fotogaleria
Jack Nicholson DR
Fotogaleria
Marilyn Monroe DR
Fotogaleria
Identical Twins, Roselle, New Jersey DR
Fotogaleria
Pablo Picasso DR
Fotogaleria
Jean Paul Gaultier DR
Fotogaleria
Three Horses DR
Fotogaleria
Andy Warhol DR
Fotogaleria
John Lennon DR
Fotogaleria
Mulher Imigrante DR

Che Guevara, Marilyn Monroe, Alfred Hitchcock, John Lennon, Albert Einstein - são apenas alguns dos retratos recriados pelo fotógrafo norte-americano Sandro Miller e pelo actor John Malkovich com semelhanças tão grandes que obrigam a um segundo olhar para perceber que a figura central é mesmo o actor e não aqueles que sempre conhecemos das fotografias originais.

Numa das imagens, Malkovich é Mulher Imigrante, a célebre fotografia a preto e brancode Dorothea Lange de uma mulher com os seus dois filhos. Noutra, o actor é Andy Warhol num dos seus conhecidos auto-retratos. E é Mick Jagger, dos Rolling Stones, ainda jovem e Albert Einstein de língua de fora.

John Malkovich também é Pablo Picasso e Salvador Dali, Jean Paul Gaultier e Ernest Hemingway. É Marilyn Monroe fotografada por Bert Stern, é o Beatle John Lennon nu fotografado por Annie Leibovitz.

Tudo começou há dois anos quando Sandro Miller, com trabalho reconhecido na área da publicidade, quis prestar homenagem ao seu mentor, Irving Penn, recriando o retrato que aquele fez de Truman Capote. Foi aí que percebeu que o seu amigo John Malkovich partilhava traços com Capote. Desde então, as ideias multiplicaram-se e a Capote seguiram-se muitos outros retratos.

“Para mim, John é bonito, uma tela em branco pronta para ser pintada”, escreve em comunicado o fotógrafo, destacando a “mente aberta” do actor. “Ele nunca tem medo e está sempre disposto a ir a lugares que a maioria dos actores de calibre evita”, continua. “A sua vontade de se vestir e de se tornar objecto de algumas das imagens mais icónicas do mundo é uma verdadeira dádiva”, acrescenta Sandro Miller, para quem Malkovich é mesmo um génio: “Eu sugiro-lhe um estado de espirito ou uma ideia e, em pouco tempo, ele literalmente transforma-se na personagem”.

O projecto vai agora dar origem a uma exposição, Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters, que abrirá ao público a 7 de Novembro (e até 31 de Janeiro) na Galeria Catherine Edelman, em Chicago. 

Aqui podem ser comparadas algumas das fotografias de agora com os seus originais.  

Sugerir correcção
Ler 2 comentários