João Salaviza procura rapazes e raparigas para a sua estreia na longa-metragem

Montanha está em pré-produção e o realizador procede ao casting desta história sobre os últimos vestígios da infância e a chegada precoce da idade adulta

Foto
Enric Vives-Rubio

Montanha é o título do filme com que João Salaviza se estreará na longa-metragem, depois de um percurso que já o fez subir aos palcos dos festivais de Cannes e de Berlim para receber uma Palma de Ouro (Arena, 2009) e um Urso de Ouro (Rafa, 2012).

Título ainda provisório, conta (e é informação disponibilizada pela Filmes do Tejo, que produz) a história de Bruno, “um jovem rapaz que carrega os últimos vestígios da infância ao mesmo tempo que encara com receio a chegada precoce da idade adulta” – vestígios e angústia que estão presentes desde o início no cinema de Salaviza e que nessa deriva reconhece a influência  do cinema de alguém como Abbas Kiarostami.

Numa entrevista ao suplemento Ípsilon deste jornal, Salaviza referia-se às  “per­son­agens dos filmes de Abbas Kiarostami, que quando são cri­anças andam sem­pre a pé, por exem­plo em Onde Fica a Casa do Meu Amigo [1987] ou em Via­jante [1974], e que quando são adul­tos andam de moto, o tempo todo”. E reconhecia, sobretudo, a angústia - “Uma angús­tia que tran­scende as coisas mun­danas, por isso as per­son­agens não param. Sou um bocad­inho assim, angus­ti­ado. Essa angús­tia é um pouco gera­cional. Tem a ver com a falên­cia de tudo em que é pos­sível acred­i­tar, nas ide­olo­gias, na religião, numa sociedade que acred­ita pouco nos outros… Mas é tam­bém a angús­tia dos fil­hos únicos. Esta­mos mais soz­in­hos. Antiga­mente havia nin­hadas, hoje as famílias mod­er­nas já não fun­cionam assim. Todos os fil­hos únicos sabem que mais tarde ou mais cedo vão ter de cuidar dos pais e essa exper­iên­cia não é par­til­hável com ninguém.”

A produção de Montanha está há semanas à procura de Bruno e do seu núcleo de amigos. Os interessados, se forem rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, deverão comparecer entre as 10h e as 18h dos dias 11 e 12 de Maio (sábado e domingo) na Casa Conveniente, Rua Nova do Carvalho, nº11 no Cais do Sodré. Ou participarem no casting enviando um e-mail com o nome, idade, cidade onde residem, fotografias e contacto do encarregado de educação para: montanha@filmesdotejo.pt

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar