James MacMillan compõe peça para concerto da Orquestra Gulbenkian em Fátima

Estreia marcada para 13 de Outubro de 2017. MacMillan compôs a ópera Inês de Castro, para o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Foto
James MacMillan DR

O compositor James MacMillan vai escrever uma obra para o concerto de encerramento do centenário das aparições de Fátima, que inclui uma composição de Eurico Carrapatoso, com interpretação do Coro e Orquestra Gulbenkian, sob direcção de Joana Carneiro.

Segundo informação do santuário de Fátima, "um dos mais reconhecidos compositores da actualidade, James MacMillan, acedeu ao convite para escrever uma obra para o concerto de encerramento do centenário das aparições".

"Com estreia marcada para 13 de Outubro de 2017, trata-se da próxima peça que o compositor escocês irá escrever – estando neste momento a trabalhar no seu Stabat Mater –, e para a qual tem vindo a pesquisar há largos meses, inclusive participando na peregrinação a Fátima por ocasião das celebrações de Maio, na Cova da Iria", adianta a instituição.

Citado numa nota de imprensa do santuário, o compositor, que recebeu este ano, da rainha de Inglaterra, o título de cavaleiro pelos serviços prestados à música, diz ser benéfico "poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça". "As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente. E acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital", considerou James MacMillan.

Segundo o santuário, "além de ser um dos compositores mais interpretados da actualidade, James MacMillan é reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas". "Conquistou fama internacional em 1990, quando viu interpretada a obra The Confession of Isobel Gowdie nos Concertos Promenade de Londres, no Royal Albert Hall, auferindo uma recepção entusiástica do público. O seu repertório inclui ainda a ópera Inês de Castro, escrita por ocasião da Capital Europeia da Cultura 2001, no Porto", acrescenta a nota de imprensa.

A Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Nova Iorque, a Filarmónica de Los Angeles e a Orquestra de Cleveland já interpretaram a sua música, e o concerto para percussão Veni, Veni Emmanuel, estreado em 1992, já foi apresentado mais de 200 vezes.

 

Sugerir correcção
Comentar