Imagens da folk no Terraço

Entre 3 e 24 Setembro, a programação de cinema da Galeria Zé dos Bois desdobra-se à volta do folclore regional até às suas recontextualizações ulteriores.

Foto

Já não é possível excluir a programação de cinema da Galeria Zé dos Bois do circuito das mostras e festivais de cinema. Para alegria e surpresa de muitos melómanos e alguns cinéfilos, o Cinema no Terraço tem proporcionado, na Rua da Barroca, uma série de encontros inesperados e frutuosos com a história(s) da música popular contadas pelas imagens de movimento.

Este ano, entre 3 e 24 Setembro, o “tema dominante” desdobra-se à volta do folclore regional até às suas recontextualizações ulteriores, com cinco documentários.

O filme inaugural, O Povo que Canta (2003), de Ivan Dias e Manuel Rocha reconstitui o roteiro percorrido em 1970 por Michael Giacometti, mas dando a ouvir gravações inéditas. Segue-se Lomax: The Songhunter (dia 10), uma ode que Rogier Kappers dedicou a Alan Lomax numa viagem pela geografia e as culturas da Europa. Já A Cosmic and Earthly History of Recorded Music according to Mississippi Records (12) consistirá numa colagem de imagens de arquivo que encena uma viagem imaginária pela música popular americana com as intervenções pontuais de um orador: Eric Isaacson, o autor do filme e dono da Mississippi Records.

O Cinema no Terraço encerra com dois documentários imprescindíveis: In Search of Joe Death: The Saga of John Fahey (17), James Cullingham, e The Source Family (24) de Maria Demopoulos e Jodi Wille.

Sugerir correcção
Comentar