Homem entra a disparar no Wexner Center, vandaliza várias obras de arte e suicida-se

Exposição dedicada a Picasso com mais de uma centena de obras, entre as quais uma peça da Colecção Berardo, foi atacada no domingo.

Foto
Wexner Center for the Arts fica no campus da Universidade de Ohio DR

Um homem entrou no domingo no Wexner Center for the Arts, em Columbus, no estado do Ohio (EUA), e começou a disparar aleatoriamente numa exposição dedicada a Pablo Picasso, que integrava uma obra da Colecção Berardo. Não houve vítimas, mas várias obras ficaram danificadas. Quando cercado pela polícia, o homem acabou por se suicidar.

De acordo com o The New York Times, o incidente aconteceu pouco depois de a galeria ter aberto portas ao público. A polícia foi chamada ao local por volta das 11h20. O homem seria um antigo funcionário da Universidade de Ohio, em cujo campus o Wexner Center for the Arts está instalado. O jornal local The Columbus Dispatch escreve que este homem teria 53 anos e se tinha demitido em 2009 da equipa de segurança da universidade para não ser despedido.

Não se conhecem as intenções do homem, mas, segundo a polícia, este entrou na galeria e disparou contra várias obras de arte, suicidando-se depois. O Wexner Center for the Arts apresentava neste momento a exposição After Picasso: 80 Contemporary Artists, que, como o nome indica, albergava mais de uma centena de obras de vários artistas influenciados de alguma forma pelo mestre espanhol, dos seus contemporâneos Ernst Ludwig Kirchner, Henri-Cartier Bresson ou Dora Maar, a Jasper Johns, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Cindy Sherman, William Wegman, Louise Lawler, Sigmar Polke, Amy Sillman e Fred Wilson. Roy Lichtenstein chegou a estudar nesta universidade.

O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, participava na exposição com o empréstimo da obra My Guernica, de 1992, do inglês Gary Hume. Ao PÚBLICO, Pedro Lapa, director do Museu Berardo, revelou que a peça de grandes dimensões (239 cm x 648 cm), uma tinta de interior sobre quatro painéis, não foi danificada e voltará em breve ao museu. A exposição continuaria até ao dia 27 de Dezembro, mas, depois do que aconteceu no domingo, “vai encerrar já”, diz Lapa.

“Estamos solidários”, acrescenta ainda Pedro Lapa, congratulando-se com o facto de a obra do seu museu não ter sofrido danos, ao contrário do que aconteceu a outras peças, ainda não identificadas pelo Wexner Center for the Arts. Não se conhecem, por isso, a dimensão dos estragos, disse aos jornalistas o porta-voz da universidade, Chris Davey. 

Sugerir correcção
Comentar