Guimarães: Capital Europeia da Cultura não quer competir com festivais

Foto
Praça do Toural requalificada para a Capital Europeia da Cultura Nelson Garrido

Ao longo do próximo ano serão apresentados mais de 600 espectáculos na Capital Europeia da Cultura. "É um programa para a cidade real", diz Carlos Martins, director artístico.

O programa da Guimarães 2012 foi apresentado na quarta-feira, com uma programação intensa que apresentará mais de 600 espectáculos durante o próximo ano. A Capital Europeia da Cultura (CEC) vai privilegiar as residências artísticas e a produção original feita a partir da cidade, razão pela qual na agenda não abundam nomes de grandes estrelas internacionais.

O director artístico Carlos Martins justifica a opção pela necessidade de criar um programa "para a cidade real". "Não vamos competir com nenhum festival", anunciou o principal responsável pela programação da Guimarães 2012, garantindo que pela cidade não passarão bandas como os Coldplay, que chegaram a ser anunciados para o espectáculo de abertura do evento. "Não vamos investir 1,5 milhões de euros num concerto em dia nenhum do ano", sublinha.

É essa orientação que trará à cidade a coreógrafa Mathilde Monnier, em Maio, ou Sanja Mitrovic (Setembro). Em Março, Guimarães receberá também a estreia de Europa, a nova composição do belga Wim Mertens, numa colaboração com a nova Fundação Orquestra Estúdio.

A nova orquestra é o grande suporte da programação da área da música, colaborando com Pedro Burmester (18 de Fevereiro), Ute Lemper (Julho) e Ivan Lins (Novembro). Mas haverá espaço para concertos ao ar livre, como o de Pat Metheny, em Julho.

A programação da Guimarães 2012 foi ontem apresentada numa festa que teve lugar no Espaço ASA, uma antiga fábrica têxtil reabilitada. A sessão marcou o lançamento do evento, com arranque oficial agendado para 21 de Janeiro com um espectáculo de rua produzido pela companhia La Fura dels Baus.

O programa é intenso nos primeiros dias, com o concerto de Buraka Som Sistema, a 28 de Janeiro e, no dia seguinte, a ante-estreia do filme "Os Marretas". O ciclo inicial da CEC prolonga-se até ao início de Fevereiro com a segunda edição do festival GuiDance, que tem confirmadas as presenças da companhias Les Ballets C. de la B. e Rosas e dos portugueses Sofia Dias e Vítor Roriz.

A companhia Rosas vai regressar em Julho para apresentar o novo espectáculo "Cesena". Na área das artes performativas vão também estrear na CEC 2012 "A morte de Danton", com encenação de Jorge Silva Melo (Março), "Medida por medida", de Nuno Cardoso (Abril) e "Firewlak", de Rui Horta (Novembro).

Estreias no cinema

No cinema, estreiam-se 20 produções encomendadas pela Guimarães 2012 durante o próximo ano, com destaque para o filme de Jean Luc Godard (1 de Julho). Estão também previstos ciclos dedicados a Glauber Rocha (Setembro) e Pedro Costa (Setembro), por exemplo.


Na área de arte e arquitectura haverá retrospectivas das obras de John Cage, com a exposição "The anarchy of silence", em Março, e do gabinete de arquitectura experimental Archigram (Setembro). O programa inclui ainda "O ser urbano, nos caminhos de Nuno Portas", uma exposição comissariada por Nuno Grande (Março). No final do ano, Michelangelo Pistoletto vai conceber para a Guimarães 2012 o projecto "Terzo Paradiso", que vai ocupar a ASA, o Paço dos Duques e vários espaços públicos entre Outubro e Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar