Guilherme d'Oliveira Martins preside ao júri dos Prémios Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís

Jurista, ensaísta e ex-ministro vai suceder no cargo a Vasco Graça Moura.

Foto
Guilherme d'Oliveira Martins Nuno Ferreira Santos

O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins, é o novo presidente do júri dos Prémios Literários Estoril-Sol Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís. O jurista sucede no cargo ao escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, falecido no passado dia 27 de Abril.

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís foi criado em 2008 pela Estoril Sol, no âmbito das comemorações do cinquentenário da empresa, e já distinguiu Raquel Ochoa, em 2009, Paulo Bugalho, em 2010, Tiago Patrício, em 2011, Marlene Ferraz, em 2012, e Paula Rodrigues, no ano passado, com o romance Horizonte e Mar.

Este galardão tem o valor pecuniário de cinco mil euros e a publicação da obra na Gradiva, que é parceira da Estoril-Sol nesta iniciativa, que se "propõe distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos", segundo o regulamento.

O Prémio Fernando Namora/Estoril Sol foi instituído em 1988, tem o valor pecuniário de 15 mil euros, e foi entregue no ano passado o romance Teoria Geral do Esquecimento, do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Mário Cláudio, Gonçalo M. Tavares, Paulo Castilho e Nuno Júdice são outros dos escritores que já receberam este galardão.

Guilherme d'Oliveira Martins já exerceu os cargos de ministros das Finanças e da Educação, é ensaísta e colaborador regular na imprensa.

Do júri, além de Oliveira Martins, fazem ainda parte José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual, e ainda Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril-Sol.

"Na primeira reunião preparatória da edição deste ano de ambos os prémios, foi evocado Vasco Graça Moura ensaísta, escritor, poeta e tradutor de invulgar craveira , e realçada a forma abnegada como acompanhou integralmente os trabalhos do júri, não obstante a sua delicada situação de saúde", lê-se no comunicado divulgado esta quinta-feira pela Estoril Sol.

Sugerir correcção
Comentar