Fundação Espírito Santo vai tentar “garantir a sustentabilidade económica”

Conselho de curadores e conselho de administração da fundação, afectada pela crise no Grupo Espírito Santo e que agrega Museu de Artes Decorativas e oficinas, reuniram na tarde desta quinta-feira.

Fotogaleria
Oficinas de restauro da FRESS DANIEL ROCHA
Fotogaleria
Oficinas de restauro da FRESS DANIEL ROCHA
Fotogaleria
Oficinas de restauro da FRESS DANIEL ROCHA
Fotogaleria
Oficinas de restauro da FRESS DANIEL ROCHA
Fotogaleria
Oficinas de restauro da FRESS DANIEL ROCHA

O conselho de curadores e o conselho de administração da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) decidiram na tarde desta quinta-feira procurar “garantir a sustentabilidade económica” da instituição na sequência da crise no Grupo Espírito Santo. Este, juntamente com o Banco Espírito Santo, era o principal mecenas da fundação que agrega o Museu de Artes Decorativas e a sua colecção, escolas de formação e as importantes oficinas de conservação e restauro em Lisboa.

O objectivo da reunião era estabelecer a posição dos membros do conselho de curadores, o principal órgão decisivo da FRESS, em relação ao futuro da fundação que tinha o BES simultaneamente como seu mecenas e financiador – cuja crise introduziu “profundas alterações no modelo de financiamento das actividades correntes da fundação”, precisa o comunicado do conselho de curadores. Na mesma nota, “o conselho de curadores, em colaboração com o conselho de administração da fundação” diz estar “a analisar vários cenários e a desenvolver um conjunto de acções no sentido de garantir a sustentabilidade económica, financeira e institucional da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, que oportunamente serão divulgadas”.

A reunião realizou-se esta tarde em Lisboa, presidindo ao conselho de curadores José Manuel Pinheiro Espírito Santo Silva. O conselho de curadores é ainda composto por José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi, Nuno Espírito Santo Leite de Faria, Maria João Bustorff (ministra da Cultura no Governo de Santana Lopes e neta do fundador) e Maria Salgado Pope Almeida de Carvalho, representantes dos ramos da família fundadora, além de João Marques Pinto, Luís Patrício, Francisco Murteira Nabo, ex-presidente da Galp e da PT, e da vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa Catarina Vaz Pinto – que, soube o PÚBLICO, não esteve presente por motivos de agenda. O conselho de administração da FRESS é presidido por Luís Calado, que presidiu ao antigo instituto do património.

A fundação é uma instituição de direito privado com estatuto de interesse público, criada em 1953 quando Ricardo do Espírito Santo Silva doou o Palácio Azurara (nas Portas do Sol, no centro histórico de Lisboa) e parte da sua colecção privada de artes plásticas e decorativas ao Estado português, criando-se o museu-escola e as 18 oficinas de restauro em talha dourada, mobiliário, azulejo, encadernação e tapetes de arraiolos. Os seus estatutos dizem que cabe ao conselho de fundadores, “constituído maioritariamente por representantes da família do fundador e por personalidades de reconhecido mérito nos meios culturais” , “definir as linhas estruturantes da estratégia”, “assegurar a perpetuidade da fundação” e “acompanhar a gestão corrente” da mesma.

A fundação tem receitas próprias através dos serviços de conservação e restauro ou das propinas escolares, mas o mecenato tem um importante peso nas suas contas para fazer face às despesas de funcionamento da instituição premiada com o prémio Europa Nostra de Instituição Cultural Europeia de 2013. A necessidade de apostar numa maior sustentabilidade do modelo de gestão da FRESS foi sendo tema nos últimos anos, nomeadamente no relatório e contas de 2012, como noticiou esta quinta-feira o Observador, e nas declarações públicas de Luís Calado no mesmo ano, quando se cumpriam os 59 anos da FRESS e quando foram anunciados os cortes de 30% das contribuições do Estado às fundações.

Em Novembro de 2013, e na sequência das alterações decorrentes da Lei-Quadro das Fundações, os estatutos da FRESS foram alterados, deixando o Governo de nomear o presidente da FRESS e saido o estado dos órgãos sociais da fundação.

A FRESS, que tutela ainda Escola Superior de Artes Decorativas e o Instituto de Artes e Ofícios, tem como objectivo “proteger e divulgar as artes decorativas portuguesas e os ofícios com elas relacionadas”, como se lê na apresentação da missão da FRESS no seu site.

Sugerir correcção
Comentar