Frase do Livro do Desassosego dá título a exposição de Roni Horn em Madrid

Todo dormia como si el universo fuera un error é o título que a artista nova-iorquina escolheu para a sua retrospectiva na CaixaForum Madrid.

Foto
A série fotográfica You are the Weather na exposição de Madrid Susana Vera/Reuters

A artista plástica nova-iorquina Roni Horn escolheu uma citação do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, para dar título à importante exposição retrospectiva que está a apresentar na CaixaForum Madrid, na capital espanhola.

Todo dormia como si el universo fuera un error, tradução de “Dormia tudo como se o universo fosse um erro”, primeiras palavras de um breve texto intitulado Sinfonia de uma noite inquieta, é a frase que serve de  mínimo denominador comum de um conjunto de obras que Horn realizou ao longo de várias décadas e que envolvem escultura, desenho, fotografia e texto.

Nascida em Nova Iorque em 1955, neta de emigrantes judeus da Europa de Leste, Roni Horn apaixonou-se em 1975 pela Islândia, que visitou pela primeira vez com uma bolsa para estudantes de arte recém-licenciados, e a geografia, clima e cultura do país, a sua paisagem e o seu isolamento, tornaram-se uma permanente fonte de inspiração para o seu trabalho.

Exemplo disso, entre as obras reunidas nesta exposição, é a série fotográfica You are the Weather, dos anos 90, um conjunto de 100 retratos da mesma mulher captada em diferentes piscinas geotermais islandesas, e cuja expressão vai apresentando modificações subtis, que por sua vez reflectiriam mudanças de ambiente quase imperceptíveis.

Horn, que comissariou ela própria esta exposição – que passou primeiro por Barcelona –, montou os retratos a toda a volta de uma sala, criando a sensação de que a obra, com os seus cem pares de olhos, vê o visitante, e não o contrário.

A artista passou três meses em Madrid a montar a exposição, mas furtou-se, como habitualmente, a dar entrevistas ou a aparecer nos meios de comunicação social.

Se a natureza é uma das musas de Horn, outra é a literatura. Além da referência a Fernando Pessoa/Bernardo Soares, os 25 trabalhos que podem agora ser vistos em Madrid – até 1 de Março de 2015 – incluem White Dickinson, uma peça escultórica formada por várias colunas com versos da poetisa norte-americana Emily Dickinson, e Rings of Lispector, com frases da escritora judia brasileira de origem ucraniana Clarice Lispector escritas no chão em círculos concêntricos, como um redemoinho de água.

 

Sugerir correcção
Comentar