Fotógrafa Sonja Hamad vence Grande Prémio Emergentes dst 2016 dos Encontros de Braga

Para além da fotógrafa de origem síria, o júri presidido pelo britânico Brian Griffin decidiu reconhecer com uma menção honrosa o trabalho da austríaca Christiane Peschek, pelo trabalho The Fear Theories.

Fotogaleria
Da série Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters Sonja Hamad
Fotogaleria
Da série Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters Sonja Hamad
Fotogaleria
Da série Jin - Jiyan - Azadi | Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters Sonja Hamad

A fotógrafa de origem síria Sonja Hamad é a vencedora do Grande Prémio de Fofografia Emergentes dst, no valor de 7500 euros. O anúncio do reconhecimento máximo dos Encontros da Imagem de Braga foi feito ontem à noite no Teatro Circo durante uma gala que marcou o final da semana de abertura do festival, que começou a 20 de Setembro e se prolonga até 5 de Novembro.

Para além de Hamad, o júri presidido pelo fotógrafo britânico Brian Griffin decidiu reconhecer com uma menção honrosa o trabalho da austríaca Christiane Peschek, por The Fear Theories.

O portfólio com que Sonja Hamad conquistou a preferência dos críticos que estiveram em Braga chama-se

Jin - Jiyan - Azadi

Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters (Mosteiro de Tibães) que se aproxima do quotidiano das mulheres que lutam em Rojava, no Curdistão Ociental, contra as forças do Estado Islâmico. Para o júri, o conjunto de imagens da artista foi o “mais pertinente e relevante” que se apresentou a concurso. No momento da vitória, Hamad mostrou “surpresa e encanto” com o prémio.

Para além da compensação monetária, os artistas vencedores do Grande Prémio Emergentes dst dos Encontros conquistam o direito a organizar uma exposição individual no festival do ano seguinte.

Do grupo de fotógrafos finalistas fizeram parte Alexandra Polina, Anna Ehrenstein, Birte Kaufmann, Carlos Alba, Catherine Leutenegger, Christiane Peschek, Dani Pujalte & Rita Puig-Serra, Eugeni Gay Márin, Georges Pacheco, Jewgeni Roppel, Joan Alvado, Karolin Kluppel, Laís Pontes, Marta Zgierska, Marilisa Cosello, Miriam Stanke, Rubi Lebovitch, Sam Harris, Sonja Hamad e Zuzana Halánová & Daniel Laurinc.

Os trabalhos destes autores foram projectados na abertura da gala do Theatro Circo, momento que contou com uma banda sonora concebida pela banda bracarense Ermo.

Sonja Hamad é oriunda de uma família da minoria curda yazidi, que tem sido perseguida e massacrada pelas forças do Estado Islâmico. A fotógrafa nasceu em 1986, em Damasco, na Síria, mas a família saiu do país por razões políticas, quando ela tinha apenas três anos. A Alemanha concedeu-lhes asilo e foi neste país que a Sonja iniciou a sua fomação artística. Trabalhou como asistente criativa num estúdio comercial e estudou fotografia na Ostkreuzschule de Berlim, entre 2009 e 2013, onde se licenciou com o trabalho Wenn’s drauf ankommt (“Quando é Preciso”). A guerra impediu-a de viajar para a Síria, onde queria prosseguir um trabalho relacionado com o seu passado mais longínquo. Continuou por isso a aprofundar e a investigar na Alemanha as ligações entre sentido de estranheza e pertença retratando família, amigos e desconhecidos. A identidade cultural surgiu então como o coração do trabalho, tornando-se para Sonja uma questão “pessoal e íntima” em vez de “política”, como a tinha considerado no ponto de partida, em 2013.

Jin - Jiyan - Azadi

Women, Life, Freedom - The Kurdish Freedom Fighters começou a ganhar forma em 2015, depois de duas viagens ao Norte do Iraque e da Síria, onde acompanhou as KurdishWomen’s Protection Units. Para Outubro deste ano está agendada uma terceira viagem à mesma região.

Sonja Hamad vive e trabalha em Berlim, cidade onde também desenvolve uma actividade como fotógrafa freelance que já lhe permitiu publicar nos mais prestigiados títulos da imprensa internacional.

O Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst, iniciativa do grupo bracarense dst e organizado pelos Encontros da Imagem, consiste na atribuição de um prémio de 7500 euros. Esta iniciativa, lançada em 2010, tem trazido a Braga fotógrafos de todo mundo e o seu objectivo é distinguir novos projectos fotográficos, bem como reunir em Braga especialistas nacionais e internacionais no campo da fotografia. Este ano, os Encontros receberam mais de 400 candidaturas, número recorde de participações.

À espera de uma cena portuguesa na fotografia

Um caminho para a felicidade

Sugerir correcção
Comentar