Foo Fighters lançam EP gratuito em homenagem às vítimas de Paris

Saint Cecilia é constituído por cinco canções, que podem ser descarregadas gratuitamente a partir do site da banda norte-americana.

Foto
Dave Grohl no concerto dos Foo Fighters no festival Optimus Alive em Lisboa, em 2011 Miguel Manso

A banda rock norte-americana Foo Fighters lançou esta segunda-feira um EP de acesso gratuito dedicado às vítimas dos atentados de Paris no passado dia 13 de Novembro. Com o título Saint Cecilia, o disco contém cinco canções, que os interessados poderão descarregar gratuitamente a partir do site deste grupo formado em 1995 pelos ex-Nirvana Dave Grohl e Pat Smear.

O vocalista da banda, Dave Grohl, explica que este EP – que tem canções a mais para ser considerado um single, mas a menos para ser um álbum – começou a ser gravado em Outubro no Hotel Saint Cecilia, em Austin, Texas. Foi inicialmente pensado como “uma celebração da vida e da música”, e destinado a marcar o fim da tournée mundial Sonic Highways, que os Foo Fighters estavam a completar na Europa, e que foi interrompida na sequência dos acontecimentos em Paris – cidade onde a banda tinha um concerto agendado para o dia 16 de Novembro.

O EP é preenchido por cinco canções, “algumas resgatadas da longa lista de temas esquecidos da banda, que têm um ar saudoso, melódico e, por vezes, até uma pegada punk-rock”, diz o site dos Foo Fighters. As canções têm por título Saint Cecilia, Sean, Savior breath (retomando uma música antiga dos Motorhead), Iron rooster e The neverending sigh.

“Apesar de tudo, temos uma nova esperança de que, mesmo de uma forma singela, talvez estas canções possam trazer um pouco de luz a este mundo por vezes sombrio”, escreveu Dave Grohl num texto citado pela AFP.

Trata-se, ao mesmo tempo, de “lembrar que a música é a vida, e que a esperança e a cura caminham lado a lado com a canção, e isso nunca nos será tirado”, acrescenta o antigo baterista dos Nirvana.

Em paralelo com o lançamento e a dedicatória do novo disco, os Foo Fighters incentivam também os seus fãs a fazer doações de apoio às vítimas dos ataques em Paris.

 

 

Sugerir correcção
Comentar