Fim-de-semana de visitas a 42 espaços de interesse arquitectónico no Grande Porto

Open House Porto realiza-se sábado e domingo nas três cidades da Frente Atlântica.

Foto
O arquitecto Pedro Bandeira é o comissário do 1º. Open House Porto Regina Coelho

As cidades do Porto, Gaia e Matosinhos recebem no próximo fim-de-semana a 1.ª edição do Open House Porto, que disponibiliza a visita a 42 espaços que ilustram "a riqueza e a diversidade" arquitectónica da Frente Atlântica do Porto.

Criando o seu próprio itinerário, o público é convidado a descobrir, de forma totalmente gratuita, um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros.

O comissário desta primeira edição, o arquitecto Pedro Bandeira, refere que este é um evento que pretende "dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infra-estruturas que, pelo seu valor arquitectónico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Partindo do valor associado à arquitectura contemporânea que se produz no Porto e que já valeu dois prémios Pritzker: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura –, o Open House Porto favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade."

"O que distingue este evento e o que torna a experiência especial é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas", considera Pedro Bandeira.

Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, "é agora a vez de o Porto juntar-se à Open House Family e abrir as portas de espaços extraordinários desde os clássicos à arquitectura contemporânea", sublinha o arquitecto.

O Open House Porto é uma co-produção da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura de Lisboa e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos.

"Esta cooperação entre cinco entidades permite reunir as condições ideais para fazer nascer um evento que se pretende repetir a cada ano", considera a organização.

Em Matosinhos, o roteiro Open House inclui a Casa de Chá e o Farol da Boa Nova, a refinaria da Galp, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o Posto de Turismo, a Casa da Arquitectura e a associação Estratégia Urbana.

No Porto, estarão abertos a visitas o Edifício Praça de Liège, Torre do Burgo, Edifício dos Maristas, Casa da Música, Casa do Conto, apartamento na Bouça, Atelier da Bouça, Atelier Brandão Costa Arquitectos, Centro Comunitário São Cirilo, Centro de Sangue e Transplantação, antigo Matadouro Industrial, Casa Braancamp, torre Jornal de Notícias, Casa Breyner 310, edifício dos Paços do Concelho, edifício na Rua de Miguel Bombarda, estação do Metro Campo 24 de Agosto, Teatro Municipal Rivoli, três casas na Rua dos Caldeireiros, casa na Cidade 3, Teatro Nacional S. João, Claustro do Mosteiro de S. Bento da Victória, Funicular dos Guindais, casa na Rua da Victória, Torre dos 24 e Ateliers da Lada.

Em Gaia, o roteiro inclui o Teleférico, Mosteiro da Serra do Pilar, espaço Corpus Christi, Espaço Porto Cruz, Capela de S. José, laboratório Engº. Edgar Cardoso, Centro Interpretativo do Património da Afurada e o Palacete Marques Gomes.

A maioria dos espaços não exige reserva, pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitectura e património edificado, criado em 1992 em Londres, por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, estende-se a 30 cidades do mundo tendo como objectivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitectura de excelência, através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, seleccionados pela sua relevância arquitectónica e histórica.

Os detalhes sobre todos os edifícios, horários das visitas e eventos estão disponíveis no site oficial do evento 2015.openhouseporto.com.


Sugerir correcção
Comentar