Festival Optimus Alive e organização somam seis prémios dos festivais de música

Prémios entregues na noite desta sexta-feira.

Foto
O Optimus Alive de 2012 esgotou semanas antes de começar NUNO FERREIRA SANTOS

O festival Optimus Alive e a organização, a promotora Everything is New, conquistaram seis prémios na primeira edição dos Portugal Festival Awards, galardões que pretendem distinguir anualmente os melhores festivais de música em Portugal, foi anunciado nesta sexta-feira.

O Optimus Alive, que decorre em Julho em Algés, foi eleito o melhor festival urbano, de grande dimensão, e foi premiado pelo cartaz, pelas condições das casas de banho e pelo contributo para o turismo, enquanto a empresa organizadora foi eleita promotora do ano.

Os prémios, criados por dois empreendedores, foram entregues numa cerimónia na Aula Magna, em Lisboa.Com 15 categorias, que distinguem a capacidade de organização, o cartaz, a dimensão ou a sustentabilidade, os vencedores foram escolhidos pelo público e por um júri especializado.

O festival de Paredes de Coura foi premiado pelo campismo e como melhor festival não urbano, enquanto o Milhões de Festa, em Barcelos, foi considerado o melhor de pequena dimensão e o Sumol Summer Fest, na Ericeira, o de média dimensão.

A actuação dos britânicos Arctic Monkeys, em Julho perto da Praia do Meco (Sesimbra), valeu ao festival Super Bock Super Rock o prémio de melhor cabeça-de-cartaz de 2013.

O Musa Cascais e o Salva a Terra - Eco Festival de Música (Salvaterra do Extremo, Castelo Branco) receberam, em ex-áqueo, o prémio de festival mais sustentável, enquanto o Optimus Primavera Sound, realizado em maio no Porto, conquistou o prémio de contribuição para a inovação na produção.

A Caixa Geral de Depósitos recebeu o prémio de "melhor activação de marca" em festivais de música com a marca "Caixa IU", criada para o segmento jovem e universitário.

A organização atribuiu ainda o prémio Artista Revelação ao músico e produtor português DJ Ride.

Os cinco nomeados nesta categoria - Samuel Úria, Anarchicks, noiserv, DJ Ride e Memória de Peixe - actuaram na cerimónia de entrega dos prémios, acompanhados da West European Symphonic Orchestra.

Esta foi a primeira vez que os festivais de música, sobretudo do universo pop, rock e músicas do mundo, foram protagonistas de galardões, que visam reconhecer a diversidade e a capacidade organizativa de eventos de música em Portugal.

O empresário Álvaro Covões, considerado o melhor promotor, afirmou que "o maior reconhecimento, o mais importante, é do público", sublinhando que os festivais de música "são geradores de riqueza para o Estado e alegria para o povo".

"É um país lindo para fazer festivais", afirmou o promotor, rematando: "É muito difícil colocar Portugal no mapa dos festivais."

 

Sugerir correcção
Comentar