Festival Literário da Gardunha arranca no Fundão

Mais de 30 autores participam nesta primeira edição do encontro, que é dedicada à literatura de viagem e abrirá com o escritor e jornalista espanhol Javier Reverte.

Foto
A escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho participará numa residência artística no âmbito do festival Mafalda Melo

A primeira edição do Festival Literário da Gardunha, no Fundão, inicia-se esta segunda-feira com uma residência artística, seguindo-se o encontro propriamente dito, nos dias 27 e 28, com a presença de mais de 30 escritores.

Alexandra Lucas Coelho e Tiago Salazar (escritores) e o fotógrafo Pedro Loureiro são os convidados para participarem na residência artística, sendo que cada um fica em diferentes pontos do concelho (Castelo Novo, Fundão e Janeiro de Cima), de modo a contactarem a comunidade, designadamente os alunos das escolas do concelho.

A estes autores, a organização lançou o desafio de produzirem um trabalho que tenha como base de inspiração os lugares que ficarão a conhecer ao longo da semana, com a Serra da Gardunha como pano de fundo.

Entre as presenças já confirmadas para o encontro estão autores como Luandino Vieira, Albano Martins, Alice Vieira, Arnaldo Saraiva, Deana Barroqueiro, Hélia Correia, Teolinda Gersão, Paula Moura Pinheiro, Pedro Mexia ou Fernando Alvim, entre outros. E ainda o escritor e jornalista espanhol Javier Reverte, a quem caberá abrir este festival, cuja primeira edição decorrerá sob o signo da viagem e da literatura de viagem.

A viagem e o mapa, A viagem e a poética da viagem, A viagem e a ficção, A viagem real e a viagem imaginária, A viagem e a história ou A viagem com bilhete de ida, mas sem regresso marcado são alguns dos temas de debate propostos.

O programa inclui uma visita à aldeia histórica de Castelo Novo e à vila de Alpedrinha, e ainda um concerto com Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva.

O festival é promovido pela Câmara Municipal do Fundão em parceria com a A23 Edições e a Grande Turismo.

Sugerir correcção
Comentar