Vilar de Mouros vai regressar em 2016 com consórcio liderado pela Música no Coração

O mais antigo festival de Verão português tinha regressado em 2014, mas a edição prevista para o corrente ano foi cancelada.

Foto
Miguel Nogueira

O Festival de Vilar de Mouros vai regressar no Verão de 2016, organizado por um consórcio de empresas lideradas pela promotora Música no Coração, revelou esta sexta-feira o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

"A edição de 2016 vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, uma alteração de datas que nós entendemos fundamental para o seu sucesso, e vai acontecer numa parceira entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e um consórcio de três entidades distantes", afirmou o autarca socialista.

Miguel Alves falava em conferência de imprensa para anunciar que o regresso de Vilar de Mouros em 2016 vai ser assegurado pela Dot Global, "uma empresa que está ligada a grandes festivais de música em Portugal, nomeadamente ao Rock in Rio", pela Metrónomo e pela promotora Música no Coração, de Luís Montez.

"É ele quem tem estado a conversar com a Câmara Municipal para encontrar todas as soluções inerentes à contratação de bandas e artistas", explicou o autarca. E anunciou que, este ano, o festival não se vai realizar como entretanto tinha sido anunciado pela Junta de Freguesia de Vilar de Mouros  por "impreparação e incapacidade" da organização a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

A organização do festival, segundo protocolo assinado pouco antes das eleições autárquicas de 2013 pelo executivo social-democrata anterior, está a cargo da AMA, que, em conjunto com a Câmara de Caminha e com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, proprietária dos terrenos, deveria assumir essa função até 2017.

Miguel Alves adiantou "ter chegado a acordo" com a AMA para a rescisão do protocolo assinado em Agosto de 2013, e acrescentou não equacionar "qualquer contenda jurídica", o que "marcaria as edições do futuro".

"Chega de trapalhadas, de fazer as coisas em cima do joelho e de brincar aos festivais", sustentou o presidente da câmara, afirmando que com o novo formato vai começar "uma nova era" com os "melhores profissionais que temos em Portugal" para "honrar o passado, e sobretudo para engrandecer o futuro".

Contactado pela Lusa, o presidente da AMA, Marco Reis, remeteu para segunda-feira uma tomada de posição sobre o assunto. "Aconteceu muita coisa, neste último ano e meio, e nem tudo o que se diz é verdade. Vou aguardar para conhecer todas as posições sobre este assunto para me pronunciar", frisou.

No final da edição de 2014, que marcou o relançamento do evento após um interregno de oito anos, Marco Reis anunciou o regresso em 2015, entre 30 de Julho e 1 de Agosto, com um cartaz para "arrastar massas" até à mítica aldeia daquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

Esta sexta-feira, aos jornalistas, Miguel Alves adiantou ter comunicado à AMA que "não haveria condições para realizar a edição 2015", e que, "o modelo de organização deveria ser radicalmente alterado, ou seja, a AMA devia ficar de fora da próxima comissão organizadora".

"Dei tempo ao tempo. Tive toda a paciência do mundo. Respeitei os protocolos, mas atingiu o limite, e acho que não podemos esticar mais a corda", disse o autarca, garantindo que "para o município não houve prejuízos" com a edição 2014", que representou um investimento superior a 100 mil euros, em apoio logístico.

Apesar de admitir "a impreparação e incapacidade" daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para organizar o festival, Miguel Alves realçou "o empenhamento" dos seus profissionais "para que as coisas pudessem correr bem". "Agora trabalhamos com os profissionais, com os melhores, e temos tempo para preparar um festival. Estamos a tempo de tudo. De encontrar as melhores marcas, os melhores patrocínios, as melhores bandas, e de situar Vilar de Mouros no lugar que merece que é no topo dos festivais de verão", frisou.

A primeira edição do festival Vilar de Mouros realizou-se em 1971, e contou com a presença do cantor Elton John e da banda Manfred Mann. Em 2007, a um mês da sua anunciada realização, o festival foi cancelado por dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização, e só voltaria a ser retomado em 2014.


 

Sugerir correcção
Comentar