Festival de Cinema de Animação de Annecy revela cartaz de Regina Pessoa

Autora de História Trágica com Final Feliz foi convidada a desenhar a imagem gráfica da edição deste ano do festival francês.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
Rui Farinha

A realizadora portuguesa Regina Pessoa assina o cartaz oficial do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que decorrerá de 15 a 20 de Junho, em França, numa homenagem às mulheres, ao teatro de sombras e a Espanha, país convidado do certame.

O Festival de Annecy, considerado o mais importante dedicado ao cinema de animação na Europa, divulgou agora o cartaz oficial deste ano, desenhado por Regina Pessoa: uma mulher, com um longo vestido vermelho sobre um fundo amarelo, com os braços erguidos como se estivesse a dançar, mas que, na verdade, está a criar, com as mãos, a sombra projectada de um coelho.

Na nota de imprensa do festival, Regina Pessoa explica alguns dos detalhes do cartaz: a mulher tem umas luvas brancas, que remetem para os primeiros cartoons, e executa animação com sombras, uma técnica quase tão antiga com a própria Humanidade.

A mulher tema da edição deste ano do festival é, na verdade, uma bailarina de flamenco, porque Espanha é o país convidado da edição deste ano do festival, acrescenta a realizadora de Kali, o Pequeno Vampiro.

O cartaz espelha ainda o fascínio de Regina Pessoa pelo jogo de luzes e sombras "para mim, sintetizam o que é o cinema", diz –, e a presença do coelho remete para a história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, uma das referências da autora desde que se iniciou no cinema.

A realizadora portuguesa tem uma longa ligação ao Festival de Annecy, tendo apresentado vários filmes e recebido o Grande Prémio em 2006 pela curta-metragem História Trágica com Final Feliz. Em 2011, fez parte do júri internacional do festival.

Regina Pessoa é, assim, uma das convidadas do festival deste ano, que dedicará grande parte da programação às mulheres no cinema de animação e que contará com um júri exclusivamente feminino. Vai ter também a Espanha como país convidado.

Em Annecy, vão também estar Wendy Tilby, Amanda Forbis, Suzie Templeton, Michaela Pavlatova e Dahee Jeong. O prémio Cristal de Honra será atribuído à realizadora francesa Florence Miailhe.

Sugerir correcção
Comentar