Família real do Mónaco distancia-se do filme sobre Grace Kelly

Filme vai estrear-se no Festival de Cannes, mas os herdeiros de Grace Kelly não estarão presentes. Família real acusa o realizador de fazer um filme baseado em factos errados.

Fotogaleria
Filhos distanciam-se do filme DR
Nicole Kidman e Tim Roth são os protagonistas do filme
Fotogaleria
Nicole Kidman e Tim Roth são os protagonistas do filme DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Não é a primeira vez que a família real do Mónaco se pronuncia contra o filme de Olivier Dahan sobre a vida de Grace Kelly, cuja estreia mundial está marcada para a 67.ª edição do Festival de Cannes. Para os filhos da princesa do Mónaco, não houve por parte do realizador francês a preocupação de se manter fiel à realidade, seguindo fins “puramente comerciais”.

“Este filme não pode ser classificado em nenhuma circunstância como biografia”, defenderam em comunicado os herdeiros de Grace Kelly, o príncipe Alberto, a princesa Carolina e a princesa Stephanie, acusando Olivier Dahan de se estar a aproveitar do nome da família para vender o seu filme. “A banda sonora fantasista confirma o carácter puramente ficcional deste filme”, considerou a família real, acrescentando que “isto reforça a convicção” de que esta é uma produção “sobre uma página da história do principado baseada em referências históricas e literárias erradas e duvidosas”. Olivier Dahan é o realizador de La Vie en Rose (2007).

Grace de Mónaco, protagonizado por Nicole Kidman, cujas semelhanças no grande ecrã com Grace Kelly têm dado que falar na imprensa, foi o filme escolhido para abrir a edição deste ano do festival de Cannes, numa homenagem à princesa-actriz e à sua relação com o festival. Grace Kelly foi uma presença habitual na Croisette.  

Kelly chamou a atenção dos críticos no cinema com Mogambo, de Ford, em 1953, e dois anos depois foi convidada para a sua primeira ida ao Festival de Cannes após ter sido The Country Girl de George Seaton e ter ganho o seu único Óscar na categoria de Melhor Actriz. A sua relação com o festival prolongou-se até à sua morte, tendo estado em Cannes pela última vez aquando da homenagem a Hitchcock, em 1980.

Ao mesmo tempo que passa em Cannes, a 14 de Maio, o filme estreia-se no circuito comercial em vários países. Como já é de esperar, não estará ninguém da família da princesa na estreia do filme.

Além de Kidman como protagonista, Grace de Mónaco conta com Tim Roth no papel do príncipe Rainier III. O filme, rodado em película, tem ainda no elenco Frank Langella, Parker Posey, Jeanne Balibar, Derek Jacobi e Paz Veja no papel da cantora lírica Maria Callas.

A história do filme foca-se num período posterior à transformação de Grace Kelly, a actriz oscarizada, em Grace do Mónaco, a princesa do Mediterrâneo. Grace Kelly casou-se com Rainier em 1956, no que foi descrito como “o casamento do século”. Grace de Mónaco mostra uma outra transição na vida de Grace (1929-1982): em 1962, com o principado monegasco em agitação perante ameaças de França de o anexar, Hitchcock convida-a a voltar a Hollywood para ser Marnie – papel que acabaria por ser de Tippi Hedren. Kelly fora protagonista de três filmes de Hitchcock – Chamada para a Morte (1954), Ladrão de Casaca (1955) e A Janela Indiscreta (1954).

A família real do Mónaco declara que não quer estar “de forma alguma associada a este filme, que não reflecte a realidade”, afirmando que tanto o realizador como os produtores se recusaram a aceitar as suas considerações ao longo das filmagens.

Grace Kelly tornou-se numa das figuras mais conhecidas da realeza europeia e um ícone da moda mundial. A actriz morreu num acidente de viação em 1982, aos 52 anos.

Em Portugal, o filme chega aos cinemas a 22 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar