Família de Steve Jobs não paga a Philippe Starck e iate é retido

Os herdeiros de Steve Jobs e o designer Philippe Starck estão em rota de colisão por causa de um iate do primeiro, que agora foi apreendido na Holanda.

Foto
O iate de Steve Jobs AFP

Três milhões de euros. É essa a quantia que o conhecido designer francês Philippe Starck reclama dos herdeiros de Steve Jobs, o fundador da Apple, falecido em Outubro de 2011. Razão? Stark desenhou os interiores de um iate de luxo (chamado "Venus") de Jobs e alega falta de pagamento.

Segundo Philippe Starck o acordado era nove milhões de euros. Ou seja, já terá recebido seis milhões de euros pelo seu trabalho minimalista no interior do navio de 70 metros de comprimento, mas ainda faltarão três milhões. Segundo informações do jornal holandês Financieele Dagblad o iate está agora retido no estaleiro naval holandês Royal de Vries, um pequeno porto a sudoeste de Amesterdão, onde foi construído, por falta de pagamento de parte da dívida.

O iate, cuja construção custou 100 milhões, foi agora apreendido e aí ficará, segundo as autoridades, até que os advogados de Jobs paguem o valor da dívida ou as duas partes cheguem a acordo. Segundo o advogado de Starck, o designer terá colaborado de forma muito próxima com Jobs no início da construção do iate que é controlado com a ajuda de sete computadores iMac, alinhados uns ao lado dos outros na ponte.

Os representantes da família de Jobs alegam que o importante é que o iate navegue para os EUA, mesmo sem um acordo final entre as partes. Alegam também que Starck deveria receber uma percentagem, atendendo ao custo total da construção, mas o designer quer uma soma fixa. Como é evidente, Steve Jobs morreu antes de poder usufruir do iate Venus.



Notícia corrigida às 19:09: alteração da grafia do designer Philippe Starck
 

Sugerir correcção
Comentar