Estudante português de design ganha prémio nos Estados Unidos

Júri dos prémios Merit distinguiu a escultura Vaso, de Artur Fontinha, que integra o Circuito de Arte Pública de Paredes.

Foto

Uma escultura do Circuito de Arte Pública de Paredes, concebida por um estudante, foi distinguida, nos Estados Unidos, com um prémio de design, anunciou esta sexta-feira fonte da autarquia.

Uma das obras distinguidas pelos prémios Merit 2014, atribuídos pela Society for Experimental Graphic Design (SEGD) numa cerimónia que decorreu em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia, foi Vaso, escultura de Artur Fontinha, aluno do mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Vaso foi um dos 412 projectos candidatos ao concurso norte-americano, dos quais a SEGD seleccionou 32. Daqueles, só dois eram projectos de estudantes.

O júri dos prémios Merit 2014 diz que Vaso “combina de um modo surpreendente o humano e a natureza” e “celebra a importância das árvores em contexto urbano”. Os jurados afirmaram ainda ter apreciado “a maneira como este projecto brinca com o conceito de escala”.

O Circuito de Arte Pública de Paredes é uma iniciativa da câmara, que pretendeu enriquecer a cidade com obras de arte "geradoras de um percurso urbano que ilustra a diversidade de linguagens da arte contemporânea e as diferentes possibilidades de intervenção no espaço público". O Vaso pode ser visto na praça principal de Paredes, junto aos Paços do Concelho.

Sugerir correcção
Comentar