Estão a chegar as primeiras edições póstumas de Prince

Uma colectânea de 40 canções, intitulada Prince 4Ever, sairá em Novembro e inclui o inédito Moonbeam levels. Para 2017 está prevista a reedição "deluxe" de Purple Rain, que ainda recebeu a aprovação de Prince.

Foto
Prince morreu a 21 de Abril e deixou nos seus estúdios um arquivo de incontáveis horas de música não editada Reuters/JUMANA EL HELOUEH

Ainda não é a abertura total dos arquivos de Prince, que a lenda diz que serão próximos de infinitos, mas trata-se das primeiras edições após a morte do cantor em Abril. Primeiro, chegará Prince 4Ever, uma colectânea de carreira com edição marcada para 22 de Novembro. No início de 2017, chegará uma reedição “deluxe” do clássico Purple Rain. Ambas as edições contarão com canções nunca editadas oficialmente.

A colectânea de 40 canções abrange o período em que o músico esteve ligado à Warner Music, editora que abandonou em 1996 depois de um processo tortuoso em que se disse “escravo” da empresa discográfica e em que passou a apresentar-se como, por exemplo, “The Artist Formerly Known As Prince” (“O Artista Anteriormente Conhecido Como Prince”) – regressaria à casa mãe em 2014. A grande novidade é a inclusão no alinhamento de Moobeam levels, gravada durante as sessões de 1999, álbum de 1982. Os fãs conhecem-na de edições pirata que se foram multiplicando ao longo dos anos, mas esta será a primeira vez que é editada oficialmente. Entre clássicos como Little red corvette, Kiss ou Cream, encontra-se também a sua versão de Nothing compares 2 U, canção que Prince ofereceu a Sinead O’Connor e que se tornou o maior sucesso da cantora irlandesa, ou Gotta stop (messin’ about), single de 1981 que não foi incluído em nenhum dos álbuns do cantor.

Já quanto à reedição de Purple Rain, pouco se sabe ainda (a editora prometeu para mais tarde novidades sobre o seu conteúdo), mas dada a imensa produtividade de Prince durante o período em que gravava o álbum, é de prever que inclua algum do muito material deixado na gaveta durante as sessões de gravações, bem como registos dos concertos da digressão respectiva. Ao contrário de Prince 4Ever, edição pensada após a sua morte, o formato e alinhamento da reedição ainda foi discutido e aprovado por Prince.

Sugerir correcção
Comentar