Nem o amor por Bénard da Costa consegue dar fôlego à competição portuguesa

Num concurso português aventureiro mas pouco estimulante, o DocLisboa visita as memórias de João Bénard da Costa e os internados do hospital Conde Ferreira.

Fotogaleria
Outros Amarão as Coisas que Eu Amei
Fotogaleria
Outros Amarão as Coisas que Eu Amei
Fotogaleria
Outros Amarão as Coisas que Eu Amei
Fotogaleria
Pára-me de Repente o Pensamento
Fotogaleria
Pára-me de Repente o Pensamento
Fotogaleria
Pára-me de Repente o Pensamento

Vista a totalidade da competição portuguesa de longas no DocLisboa, ficam bem patentes, mais do que em anos anteriores, as fronteiras e os limites de uma produção que parece navegar à vista, sem grande rumo nem especial foco.

É verdade que, sem grande possibilidade de escoamento fora dos circuitos restritos dos festivais, de exibições televisivas para cumprir contrato ou de estreias pontuais e confidenciais em sala, há sempre a sensação de estar a “pregar aos convertidos”.

Mas, em anos anteriores, ainda houve “filmes-OVNI” que exploravam novas maneiras de pensar o documentário (E Agora? Lembra-me de Joaquim Pinto, ou A Última Vez que Vi Macau de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata); ou testemunhos atentos da realidade social (A Nossa Forma de Vida de Pedro Marques ou Vida Activa de Susana Nobre). Este ano, a colheita é francamente menos rica, e de todas as propostas a mais interessante continua a ser (com as reservas que já apontámos) As Cidades e as Trocas de Luísa Homem e Pedro Pinho, estreado há poucos meses no FIDMarseille (ainda pode ser visto terça-feira às 22h00 no City Campo Pequeno).

Mesmo assim, a segunda metade da competição é claramente mais aventureira, como prova Pára-me de Repente o Pensamento (São Jorge, quinta 23 às 18h45, e City Campo Pequeno, sexta 24 às 16h45), terceira longa de Jorge Pelicano, cujo Pare Escute Olhe gerou controvérsia quando venceu o concurso nacional em 2009. Pelicano propõe-nos olhar sem condescendência nem compaixão para o quotidiano dos internados no hospital psiquiátrico portuense Conde Ferreira. Fá-lo, ao mesmo tempo, de dentro - porque dá o tempo necessário para descobrirmos a humanidade desta gente que é demasiado depressa catalogada como “diferente” - e de fora - porque acompanha o actor Miguel Borges durante uma residência de três semanas no hospital. Mas o realizador nunca consegue conciliar com sucesso esses dois olhares: a atenção “à altura de homem” sobre os internados é irremediavelmente desequilibrada pelo “corpo estranho” de Borges, e o filme abusa de “tiques” visuais para agarrar o espectador, como se a força do tema e a frontalidade com que Pelicano olha para os doentes não fossem suficientes. E são.

Uma palavra para Volta à Terra, de João Pedro Plácido (São Jorge, quarta-feira às 18h30, e City Campo Pequeno, sábado 25às 16h), primeira obra simpática mas algo derivativa com a ajuda da cineasta luso-francesa Laurence Ferreira Barbosa. O retrato descontraído da comunidade agrícola nortenha de Uz (e o que ele diz sobre o país em que ainda vivemos) é francamente interessante; o registo de “ficção do real”, contudo, remete em excesso para o Querido Mês de Agosto de Miguel Gomes, o que, sem ser fatal, é decepcionante.

Sobra o mais comovente e o mais frustrante filme do concurso português. Crítico, actor, director da Cinemateca Portuguesa, simultaneamente farol e pára-raios da cinefilia portuguesa, João Bénard da Costa é homenageado pelo mui estimado Manuel Mozos em Outros Amarão as Coisas que Eu Amei (São Jorge, quinta 23 às 22h, e Ideal, sexta 24 às 19h45). Que, mais que um documentário, é uma espécie de auto-retrato fantasmagórico, extensão e evocação da personalidade do homem em atento e intenso mimetismo. Recorrendo a uma narração em off construída a partir de uma colagem de excertos das suas crónicas, ilustrada por imagens e fotos de arquivo e cenas e fotos dos filmes que tão veementemente defendeu, este não é um filme “sobre” Bénard da Costa tanto quanto é um filme “para” Bénard da Costa ou, no limite, “de” Bénard da Costa. Quem vier aqui à procura de uma biografia tradicional pode tirar o cavalinho da chuva; quem vier à espera de uma explicação do seu papel fulcral para a construção de uma crítica de cinema também; mas não há como negar a sinceridade e o amor com que este filme foi feito.

Sugerir correcção
Comentar