A morte vai fazer um palhaço sofrer n'Os Simpsons

O filão criado por Matt Groening tem em 2014 um ano intenso: a partir de Setembro, há um espectáculo ao vivo com inéditos e um episódio com personagens de Futurama.

Foto
Sideshow Bob e Krusty são boas hipóteses para a morte anunciada FOX

Que uma personagem regular do elenco de Os Simpsons vai morrer no primeiro episódio da 26.ª temporada – transmitida na Fox nos Estados Unidos em Setembro – já todos os fãs da série sabem. Provavelmente sabem também que a personagem em questão é interpretada por um actor galardoado com um Emmy por causa dessa personagem. Agora, Al Jean, produtor executivo da série com 25 anos, revela o nome do episódio: Clown in the Dumps ( Palhaço na fossa, numa tradução livre). Sabemos então que há um palhaço a sofrer.

Al Jean disse este domingo numa conferência da Television Critics Association que as pistas já dadas tornam a personagem que morre “bastante óbvia”. Revelado o título do episódio, parece agora claro que os palhaços da série preenchem todos os requisitos para serem os escolhidos: Krusty é interpretado por Dan Castellaneta, que também dá voz a Homer, e que já ganhou Emmys pela sua interpretação de vários personagens de Os Simpsons; o seu parceiro Sideshow Bob tem voz de Kelsey Grammer, vencedor do Emmy de melhor dobragem em 2006 por causa da sua interpretação desta figura no episódio The Italian Bob.

Pensando no título do episódio, outra hipótese é que a vítima seja uma personagem menos relevante, actualmente interpretada por Dan Castellaneta: o rabino Hyman Krustofski, pai de Krusty. Em 1991, quando Krustofski apareceu pela primeira vez em Like Father, Like Clown, tinha a voz de Jackie Mason, que ganhou um Emmy no ano seguinte pela voz que deu a essa personagem.

A notícia de que uma das personagens de Os Simpsons morreria causou, no final de 2013, mais barulho entre os fãs do que o que Al Jean previa, até porque não será uma morte com muito drama em seu redor – “não vai ser nenhum banho de sangue em que toda a gente é assassinada”, mas “vai ser um momento muito emotivo”, explicou.

Jean tinha já dito numa conferência em imprensa em Abril que se tem especulado muito sobre a possível morte de uma personagem icónica. “Gostaria de deixar claro que é uma óptima personagem, mas que nunca usei a palavra icónica”, disse na altura. Comparando as personagens - Krusty, o protagonista de programas infantis em Springfield que fuma, bebe e é uma estrela deprimida fora dos palcos, é presença regular na série desde o primeiro ano de Os Simpsons. Sideshow Bob, pelo contrário, fala em apenas 14 episódios, sendo uma personagem diabólica que já tentou matar Krusty, Bart e Homer várias vezes. Por sua vez, o pai de Krusty aparece em cerca de nove episódios e é o velho rabino que nunca deu um Bar Mitzvah ao seu filho com medo que ele fizesse pouco de toda a cerimónia.

Na conferência em Abril, Matt Selman, guionista e produtor do programa, esclareceu que a morte da personagem em causa não significa o fim da sua participação – “terá sempre uma espécie de realidade flexível”, disse.

Para a temporada que marca os 25 anos de Os Simpsons, a partir de Setembro, há mais novidades. Entre elas, o cruzamento desta série com uma outra, Futurama, de Matt Groening e David X. Cohen. Em Simpsorama, transmitido pela Fox nos Estados Unidos em Novembro, as personagens de Futurama viajam no tempo para impedir Bart de alterar o futuro. É uma oportunidade de voltar a ver as personagens extintas no ano passado, quando a Comedy Central acabou com Futurama

Para celebrar o 25.º aniversário da série de culto, de 12 a 14 Setembro, o espectáulo ao vivo The Simpsons Take The Bowl, no Hollywood Bowl, em Los Angeles, junta vozes de toda a história de Os Simpsons, convidados especiais e uma orquestra que toca ao vivo temas de cenas inéditas projectadas neste espectáculo.

Sugerir correcção
Comentar