Direcção-Geral das Artes vai apoiar 45 projectos em 2014

Quarenta e cinco projectos receberão um total de 800 mil euros. Dados apresentados pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) encerram calendário de apoios para o ano de 2014

Foto
dr

Depois de um mês de espera, a Direcção-Geral das Artes confirmou no fim da tarde de terça-feira o montante dos valores a atribuir aos projectos de âmbito pontual nas diferentes áreas de criação. As listas colocadas na página da DGArtes revelam ainda que o volume de reclamações apresentadas em processo de audiência prévia dos interessados, obrigou à reavaliação de alguns dos dados anteriores apreciados.

O teatro é a área mais apoiada (14 projectos), seguido pela música (10), cruzamentos disciplinares (7), dança (6), seguindo-se outras disciplinas como as artes plásticas (4), arquitectura (2) e as artes digitais e fotografia com um projecto cada. Os valores atribuídos totalizam um investimento de 800 mil euros, distribuídos em três patamares: 25 mil euros (20 projectos), 15 mil euros (15 projectos) e 7500€ (10 projectos).

Olhando para a lista fornecida, o teatro e as outras disciplinas são contempladas com 5 projectos cada de 25 mil euros, sendo que a música e os cruzamentos disciplinares recebem apoio para quatro projectos e a dança dois.

No patamar de 15 mil euros, atribuído a 15 projectos, o teatro recebe seis, a música quatro, a dança três e os cruzamentos disciplinares e as outras disciplinas um projecto cada.

No patamar mais baixo, o dos 7500€, há três projectos para o conjunto das disciplinas de arquitectura, artes sigitais, plásticas e fotografia, e dois para as áreas de cruzamentos disciplinares, teatro e música, recebendo a dança apenas um projecto.

Entre os projectos apoiados encontram-se encenadores e actores companhias como Mónica Calle, Elmano Sancho e companhia como o Projecto Teatral e teatromosca, coreógrafos e bailarinos como Victor Hugo Pontes, Vânia Rovisco, Marina Nabais, os festivais Citemor, Y#11 Quarta Parede, Out Fest e Festival Internacional de Teatro de Setúbal, os fotógrafos Susana Neves e o Coro da Câmara de Lisboa com um projecto sobre a música de Eurico Carrapatoso.

Os números confirmam assim os dados avançados a 18 de Julho, encerrando o capítulo de atribuições para este ano.

Sugerir correcção
Comentar