Dicionário de Escritoras revela escrita discriminada

Foto
Maria Teresa Horta, Florbela Espanca, Natália Correia (na foto) e Inês Pedrosa "são algumas" das escritoras portuguesas eleitas DR

A "carência" de um trabalho que fizesse "um balanço" da produção literária feminina portuguesa levou três autoras a escreverem o Dicionário de Escritoras Portuguesas, que será apresentado amanhã.

Conceição Flores, professora e uma das autoras do Dicionário, disse à Lusa que esta obra - que oferece uma listagem exaustiva de nomes e obras de mulheres portuguesas - veio colmatar uma "falha".

Conceição Flores, Constância Lima Duarte e Zenóbia Collares Moreira, três professoras de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), são as autoras da obra, que resulta de uma "pormenorizada investigação sobre autoras femininas na literatura portuguesa", indicou Conceição Flores.

O objectivo do dicionário é "auxiliar estudantes e demais estudiosos" a conhecer o universo das escritoras portuguesas, muitas vezes desconhecido para muitos, acrescentou.

Maria Teresa Horta, Florbela Espanca, Natália Correia e Inês Pedrosa "são algumas" das escritoras portuguesas eleitas por Conceição Flores, que está disposta a avançar para novos projectos direccionados para a "escrita feminina".

Já Isabel Lousada, investigadora do centro de estudos Faces de Eva, da Universidade Nova de Lisboa, e "orientadora" do lançamento da obra, não tem dúvidas: as escritoras têm sido "desvalorizadas" em relação aos escritores, havendo uma "discriminação de género na literatura".

Falando da "paixão" pela literatura portuguesa, Isabel Lousada destacou, nomeadamente, "a importância corrente da solidariedade feminina".

A docente sublinhou que a "causa das mulheres deve ser entendida como a causa que pode levar ao progresso da Humanidade". Consciencializar a comunidade de leitores, adeptos e apoiantes da "causa feminina, que também pode ser feminista e em muitos casos deve ser feminista", é um dos objectivos da obra, realçou.

O Dicionário (ed. Mulheres) - que será apresentado amanhã, às 18h30, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa - reúne cerca de "duas mil escritoras" do século XV à actualidade. E é um instrumento "indispensável" para todos os que se interessam pela literatura escrita por mulheres", resumiu Conceição Flores.

Sugerir correcção
Comentar