DGArtes vai apoiar 74 projectos pontuais e de internacionalização até 2016

Os projectos seleccionados nestes concursos, que abriram em Maio, "encontram-se já em fase de contratualização" com as entidades artísticas.

Foto
dr

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 74 projectos artísticos no país e no estrangeiro, no valor de 1,1 milhões de euros, até Junho de 2016, com base nos resultados finais desta modalidade de apoios directos.

De acordo com os resultados finais dos programas de Apoio Directo às Artes 2015, esta terça-feira divulgados, os projectos dividem-se em 45, na modalidade de apoio pontual, e 29, na internacionalização.

Segundo a DGArtes, os projectos seleccionados nestes concursos, que abriram em Maio, "encontram-se já em fase de contratualização" com as entidades artísticas.

A concretização dos projectos - que envolve um valor global de 1.186.000 euros - incide, em ambas as modalidades, nas áreas de artes digitais, artes plásticas, dança, design, fotografia, música, teatro e cruzamentos disciplinares.

À modalidade de internacionalização concorreram 90 propostas, das quais foram admitidas 81, e 29 projectos seleccionados, apresentados por 28 entidades distintas, que vão partilhar 386.000 euros.

Entre os países que vão ser palco dos espectáculos portugueses destacam-se o Brasil, Espanha, França, Cabo Verde e República Popular da China.

Relativamente à edição anterior, aumentou o número de países destino dos projectos artísticos seleccionados, de 16 para 27, e as áreas artísticas representadas, de cinco para oito.

Na edição do programa de apoio à internacionalização, o júri foi constituído por Idalina Conde, socióloga da cultura, Maria João Correia, em representação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e Nuno Moura, da DGArtes.

Este programa visa, segundo o organismo, "promover a projecção da cultura e das artes contemporâneas portuguesas no estrangeiro, em particular a difusão e o reconhecimento alargado do trabalho autoral português".

Nesta modalidade, a direcção-geral comparticipa as despesas de deslocação e alojamento das companhias e artistas que se propõem circular internacionalmente.

Quanto à modalidade de apoio pontual - com um valor disponível de 800.000 euros - concorreram 276 propostas, das quais foram admitidas 254 e seleccionadas para apoio 45, o mesmo número que em 2014.

Os projectos foram distribuídos em patamares de valores: dez de 7.500 euros, 15 de 15.000 euros e 20 de 25.000 euros, contemplando projectos artísticos até um ano de duração e realização em território nacional e no estrangeiro.

Nesta modalidade, as candidaturas são avaliadas e apreciadas tecnicamente pelos serviços da DGArtes, que pontua a adequação dos elementos constantes das candidaturas aos critérios de apreciação, mediante os parâmetros ou pontos de referência previamente determinados.

Sugerir correcção
Comentar