David Lynch abandona Twin Peaks por falta de dinheiro

Terceira temporada da série de culto dos anos 1990 é produzida pelo canal Showtime que, diz o realizador, não deu a verba suficiente para filmar. Canal dá sinal de querer continuar a negociar.

Foto
David Lynch em Portugal, em 2007 Enric Vives-Rubio

O orçamento não era suficiente e David Lynch cansou-se – seis meses depois do anúncio oficial de que o realizador, equipa e elenco iriam voltar à misteriosa Twin Peaks, o seu principal motor deixou a cidade. Através da sua conta no Twitter, Lynch revelou domingo que o projecto continua, mas sem ele.

“Queridos amigos do Twitter”, escreveu o realizador, “a Showtime não cancelou Twin Peaks”, escreveu Lynch sobre o canal de televisão por subscrição com o qual estava a orquestrar o retorno da série do início da década de 1990 e que na semana passada foi alvo de rumores sobre um possível cancelamento do projecto. “Depois de um ano e quatro meses de negociações, abandonei o projecto porque não estavam a oferecer dinheiro suficiente para fazer o guião da forma como eu sinto que devia ser feito”, explicou David Lynch.

O realizador disse ainda, numa série de tweets, que já falou com o elenco – o original, que estava a bordo para fazer nove novos episódios a transmitir em 2016, 25 anos depois de a série, de apenas duas temporadas, ter sido cancelada em 1991 –, e que acredita que a terceira época de Twin Peaks “pode muito bem ainda estar viva” na Showtime. Ou seja, sem Lynch, embora ele pareça dar a sua bênção ao projecto: “Amo o mundo de Twin Peaks e gostava que as coisas tivessem resultado de outra maneira”.

Por seu turno, a Showtime, canal responsável por Dexter ou Californication, diz que achava que ainda estava em negociações com o realizador e que ainda assim espera mostrar Twin Peaks “em toda a sua glória com os seus extraordinários criadores, David Lynch e Mark Frost, ao leme”. Um sinal de abertura para mais negociações numa altura em que Frost ainda nada disse, quer na sua conta de Twitter, onde em Outubro se tinha juntado a Lynch para anunciar e celebrar o retorno à série onde foram felizes em 1990, quer na imprensa.

Lynch e Frost já escreveram os nove episódios da nova Twin Peaks, mas fica em aberto se o cineasta (que na série original só realizou cinco episódios) será convencido a regressar, caso o canal ofereça melhores condições, e se Frost e o elenco se mantêm a bordo sem a sua figura de proa.

Sugerir correcção
Comentar