Curta-metragem de Ana Barroso vence prémio no Festival de Cinema e Vídeo de Nova Iorque

A curta-metragem “Confessional Acts”, da realizadora Ana Barroso, venceu o prémio na categoria “”Melhor Curta-metragem Avant-garde Internacional”, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque, foi hoje anunciado.

Cinema: Curta-metragem de Ana Barroso vence prémio no Festival de Cinema e Vídeo de Nova IorqueLisboa, 23 jul (Lusa) -- Para Ana Barroso, professora do Ensino Secundário, o galardão é “muito importante”, já que se encontra em início de carreira e este foi o primeiro prémio a que concorreu.

“Foi uma excelente surpresa. Estou a começar a fazer vídeo, é uma experiência muito recente, mas é um importante incentivo para continuar a trabalhar, sempre ao meu ritmo e com o meu cunho pessoal”, afirmou a cineasta à agência Lusa.

O vídeo experimental “Confessional Acts”, protagonizado por Vanda Franco, conta a história “surreal” de uma mulher que um dia quis ser como Rita Hayworth e foi pago pela própria realizadora.

Ana Barroso fez um mestrado sobre a cinematografia de David Lynch e está neste momento a estudar a cinematografia de Gus Van Sant e Larry Clark na Universidade de Letras de Lisboa.

Terminou recentemente uma outra curta-metragem, intitulada “Good bye” e está a iniciar outro projecto idêntico, revelou a autora à Lusa.

Da sua curta carreira, fazem ainda parte participações na exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, na Galeria ArteContempo com o vídeo “Stills and Frames of a Broken- Hearted Girl” e na tangencial “Le coq tuguese”, da Experimenta Design 2009, onde foi exibido o vídeo premiado.

Ana Barroso iniciou a sua experiência com o workshop “One Minute”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em outubro de 2007, onde realizou o vídeo “There’s always two sides for the same story”.

A entrega dos prémios do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque decorreu quinta-feira em Nova Iorque.

Sugerir correcção
Comentar