"Corrupção" lidera as escolhas para a palavra do ano

Foto

“Corrupção” lidera as escolhas para a “palavra do ano”, logo seguida por “selfie”, “xurdir” e “basqueiro”, disse hoje à Lusa fonte da Porto Editora, que organiza o certame.

O resultado final será divulgado no dia 5 de Janeiro, às 11h, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e a pouco mais de uma semana do fim da votação, que encerrará no dia 31, “os vários casos de corrupção que têm marcado a actualidade durante o presente ano – em particular, estes últimos meses – parecem estar a influenciar a tendência de voto dos portugueses”, segundo os organizadores da “Palavra do ano" 2014.

A votação começou no dia 1 de Dezembro, termina no próximo dia 31 e os resultados agora divulgados correspondem aos verificados na sexta-feira, 19 de Dezembro.

“A palavra ‘corrupção’ ocupa o primeiro lugar. No entanto, a distância em relação às palavras que a seguem não é grande e se a presença de ‘selfie’, no segundo lugar, pode ser considerada natural, atendendo à força que ganhou durante 2014, o terceiro lugar de ‘xurdir’ é de alguma forma surpreendente, podendo-se dizer que esta palavra está a fazer jus à sua definição (‘fazer pela vida’)", disse à Lusa a mesma fonte.

Quanto à palavra “basqueiro”, esta faz-se ouvir no quarto lugar, seguindo-se, por esta ordem, as palavras “ébola”, “cibervadiagem”, “jihadismo”, “banco”, “gamificação” e “legionela”.

A votação decorre no site da Infopédia.

A lista das dez palavras foi feita "com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida, quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora, nas suas versões 'online' e mobile", explicou a mesma fonte.

Nas edições anteriores, as palavras vencedoras foram “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Sugerir correcção
Comentar