Festa do Avante celebra os 40 anos do 25 de Abril

Festa do Avante! arranca a 5 de Setembro.

Foto
Miguel Manso

O Concerto para cravos e orquestra - Opus 40, pela Sinfonietta de Lisboa, abre, a 5 de Setembro, na Quinta da Atalaia, na Amora (Seixal), a programação cultural da 38.ª edição da Festa do Avante!, foi esta terça-feira anunciado.

Trata-se de um concerto de homenagem ao 25 de Abril de 1974, no ano em que se assinalam os 40 anos da "Revolução dos Cravos" e em que a edição da festa é "A Festa de Abril".

Dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, a Sinfonietta de Lisboa subirá ao Palco 25 de Abril pelas 21h30 de dia 5 de Setembro para interpretar a Polonaise (Opus 40, nº 1, "militar", em Lá Maior) de Chopin, numa orquestração do compositor russo Alexander Glazunov, a Heróica, de Beethoven, a Sinfonia n.º 40 em sol menor, de Mozart, e o Concerto para quatro trompas e orquestra em fá menor, Op. 86, de Schumann que, segundo Ruben de Carvalho, do Comité Central do PCP, "deverá ser uma estreia em Portugal".

Na conferência de imprensa de apresentação do certame, realizada nesta terça-feira no recinto da Festa, Alexandre Araújo, do secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português (PCP), sublinhou a "qualidade, diversidade e o nível da programação" cultural do certame, com particular incidência para a "grande variedade de música portuguesa, que este ano é ainda maior que em edições anteriores".

Uma exposição com imagens de Eduardo Gageiro, intitulada 40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril e peças de teatro que reportam à realidade do antes e depois do 25 de Abril de 1974, no espaço Avanteatro, integram também a programação da 38.ª Festa do Avante!

Uma exposição sobre Sexualidade: mecanismos e identidade, patente no Pavilhão da Ciência, e que marcará as actividades em curso neste recinto, debates sobre a situação de povos em luta, com representantes da Palestina, do Líbano e da Síria, a realizar no Espaço Internacional, são outras das actividades culturais da 38.ª edição do certame enumerados por Cristina Cardoso, da secção internacional da Festa do Avante.

Um grupo de artistas de Chongqing (República Popular da China), que inclui música tradicional, mímica e teatro circo (dia 5, auditório 1.º de Maio), Paulo de Carvalho, que é um repetente na Festa do Avante!, mas que este ano se apresentará, pela primeira vez, a cantar juntamente com o filho AGIR (palco 25 de Abril, dia 7), Jorge Palma & Demitidos com Sérgio Godinho e A Naifa com Simone de Oliveira, Vitorino e Ana Deus (no dia 6, ambos no palco 25 de Abril, os primeiros às 19h e os segundos três horas depois), Guto Pires, Dani Silva e Maria Alice (auditório 1.º de Maio) são outros dos nomes do cartaz musical desta edição da festa.

The Legendary Tigerman, a galega Uxía, Rogério Charraz com Sensi , Júlio Pereira, Samuel com Oficina de canto, Luísa Basto (todos no auditório 1.º de maio, no dia 6) são outras das propostas musicais.

Os escoceses Peatbog Faeries, os Diabo na Cruz, os andaluzes Sonido Musical e os Óquestrada – todos no dia 6, no palco 25 de Abril – são outras das propostas musicais desta edição do certame que, pela primeira vez, tem um grande conjunto de artistas portugueses que se propuseram a actuar em duo, referiu ainda Rúben de Carvalho.

Buraka Som Sistema, Camané, Mind da Gap com Sam The kid e Valete, Carla Pires, Cristina Branco são outros dos cantores que actuarão na iniciativa. 

Sugerir correcção
Comentar