Com Tim Hecker, Powell e Luke Abbott, vem aí o maior Semibreve de sempre

Quinta edição do festival decorre entre 30 de Outubro e 1 de Novembro em Braga.

Fotogaleria
Tim Hecker é uma figura de topo no actual espaço da electrónica com predisposição exploratória — e da música contemporânea em geral TRACEY VAN OOSTEN
Fotogaleria
Luke Abbott DR
Fotogaleria
André Gonçalves VERA MARMELO
Fotogaleria
Powell DR
Fotogaleria
Phill Niblock DR
Fotogaleria
Die von Brau DR

À quinta edição, o Festival Semibreve reforça a sua programação, aumentando o número de concertos e de instalações, e torna-se uma referência cada vez mais clara da electrónica experimental e das artes digitais dentro e fora de portas. E para abrilhantar ainda mais o cartaz de 2015, a Oren Ambarchi, Roedelius ou Dopplereffekt juntam-se agora as confirmações de Tim Hecker, Powell, Luke Abbott, André Gonçalves e Die von Brau, fechando o elenco do festival que decorrerá entre 30 de Outubro e 1 de Novembro, em Braga.

Não sendo propriamente uma novidade nos palcos portugueses, Tim Hecker é um nome de topo no actual espaço da electrónica com predisposição exploratória, circulando com absoluto espanto por sonoridades ambientais, e encabeçando uma abordagem à maquinaria que o coloca entre nomes fundamentais da música contemporânea mais ou menos alinhados com a facção dita erudita. Sobre Powell, diz ao Ípsilon Luís Fernandes, músico e director artístico do Semibreve, “ouviremos falar muito nos próximos anos”. A sua recente passagem pelo festival Berlin Atonal valeu-lhe do inglês The Guardian o augúrio de que poderá estar a caminho de se tornar uma estrela da electrónica a curto prazo. Quanto a Luke Abbott, acrescenta Fernandes, “é um dos mais interessantes nomes da border community, cruzando linguagens altamente cuidadas em termos musicais a uma orientação quase lúdica para a pista de dança”.

O Semibreve anuncia igualmente as presenças de Die von Brau e André Gonçalves, referência dos sintetizadores modulares e que, de resto, será também um dos músicos portugueses convidados a participarem no concerto de Roedelius em comemoração do 80.º aniversário do músico que fundou duas eminências do krautrock, Cluster e Harmonia. Será um dos dois concertos comissariados pelo festival (uma novidade), a que se juntará uma actuação de Heatsick resultante de uma semana de residência artística no espaço GNRation. Roedelius e Heatsick serão igualmente os convidados de duas sessões de entrevistas conduzidas ao vivo por Frances Morgan, uma das editoras da The Wire, num estreitamento da relação entre a revista e o Semibreve. O crescente interesse mediático pelo festival, aliás, fica igualmente patente nas presenças já confirmadas de meios como The Wire, The Quietus, BBC, Resident Advisor e XLR8R, que levam a organização a acreditar que este será um ano de consolidação a nível internacional.

Sintonizado com essa curiosidade exterior, o Semibreve passa este ano a um conjunto de 13 concertos e dez instalações (de Phill Niblock, Ana Carvalho e Victor Joaquim, por exemplo), estreando um novo modelo em que, nas noites fortes de sexta e sábado, se sobrepõem algumas das actuações, criando vários pontos de interesse simultâneos divididos entre Theatro Circo, GNRation e Casa Rolão. Com uma média de 500 espectadores diários em 2014 – “números de público bastante altos, o que é fantástico para um festival destas características”, refere Luís Fernandes –, este ano a procura de bilhetes está a ser substancialmente superior, tendo também por isso os passes gerais (a partir de agora pelo preço de 30 euros) crescido de 150 para 400, com mais de metade já vendida.

Sugerir correcção
Comentar