Os cineastas de Amy contarão a história dos Oasis em novo documentário

Supersonic, produzido por Asif Kapadia e James Gay Rees e realizado por Mat Whitecross, será estreado em Outubro e promete revelar muito material de arquivo inédito

Foto
Os Oasis dos muito desavindos irmãos Noel e Liam Gallagher acabaram oficialmente em Agosto de 2009 JEFF MITCHELL/REUTERS

Terá por título Supersonic, o mesmo de um dos singles emblemáticos do primeiro álbum da banda, Definitely Maybe (1994), e tem estreia marcada para Outubro, em Inglaterra. Os Oasis, os idolatrados e odiados Oasis, reis da bazófia muito pop e do rock muito brit, verão a sua vida contada em grande ecrã pela mesma equipa que criou Amy, o oscarizado documentário sobre essa outra instituição britânica, desaparecida aos 27 anos em 2011.

Asif Kapadia, realizador de Amy, assume funções de produtor executivo, e James Gay Rees manterá a posição de produtor. Mat Whitecross (The Road To Guantanamo, Sex, Drugs & Rock’n’roll, documentário sobre Ian Dury) será o realizador. A equipa teve acesso a material de arquivo nunca antes revelado. Em Novembro, quando o projecto foi anunciado, os cineastas explicaram que Supersonic contará a história da banda, iniciada por “dois miúdos [Noel e Liam Gallagher] que partilhavam um quarto enquanto cresciam”, até à subida aos palcos e a ascensão meteórica dos Oasis no cenário rock britânico – sem esquecer, claro, as muito públicas desavenças entre os dois irmãos.

O título do documentário foi revelado em Cannes, onde Supersonic foi exibido discretamente. À saída da sessão, Liam Gallagher comparou a vida nos Oasis à condução de um bólide de alta cilindrada. “Os Oasis foram definitivamente como conduzir um Ferrarri. Muito atractivo à vista e uma maravilha de conduzir, mas a derrapar fora do nosso controlo, de vez em quando, se o acelerássemos demasiado. Adorei cada minuto."

Os Oasis, a par dos Blur a banda definidora do chamado brit pop, morreram como viveram, em tumulto. Em Agosto de 2009, os dois irmãos engalfinharam-se uma vez mais nos camarins antes de um concerto, mas daquela vez, cancelada uma actuação em Paris minutos antes do horário previsto para o seu início, o comunicado emitido posteriormente pela banda não deixou dúvidas: os Oasis já não existem, lia-se nele. Em Outubro, será tempo de olhar para trás, para quando a banda reinava sobre a Velha Albion.

Sugerir correcção
Comentar