Cinco curtas sobre o amor à borla na Internet

British Council e festival LGBT de Londres disponibilizam cinco curtas-metragens para serem vistas à borla durante dez dias, em defesa do amor em todas as suas formas.

Fotogaleria
An Afternoon, do dinamarquês Søren Green dr
Fotogaleria
True Wheel, rodado nos EUA pela francesa Nora Mandray dr
Fotogaleria
Morning Is Broken, de Simon Anderson dr
Fotogaleria
Code Academy, da canadiana Nisha Ganatra dr
Fotogaleria
Chance, de Jake Graf dr

Numa iniciativa conjunta do Instituto Britânico de Cinema (BFI) e do British Council, cinco curtas-metragens sobre o amor serão visíveis gratuitamente a partir de dia 19 em todo o mundo.

Sob o genérico “fiveFilms4Freedom” (Cinco Filmes pela Liberdade), o “primeiro festival de cinema LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) global e digital” disponibiliza online para 70 países de todo o mundo (entre os quais Portugal), representando metade da população mundial, cinco filmes de cineastas LGBT sobre o amor em todas as suas formas.

Os cinco filmes estarão online durante dez dias entre os dias 19 e 29 de Março, coincidindo com a realização da 29.ª edição do festival de cinema LGBT de Londres, este ano renomeado BFI Flare, de cuja programação fazem igualmente parte. As curtas podem ser vistas através de uma página específica do BFIPlayer, o serviço de streaming online do organismo britânico – http://www.bfi.org.uk/flare/watch-films-2015-bfi-flare-london-lgbt-film-festival-online-free.

A ideia partiu de Alan Gemmell, um dos directores do British Council em Israel, para fazer passar a mensagem de que “o amor é um direito humano básico”, e conta com o apoio da associação de beneficência LGBT britânica Stonewall. Ao jornal britânico Guardian, Gemmell explicou que a existência de um site como este significa que “podemos chegar a muita gente ao mesmo tempo e tê-los a partilhar uma mesma discussão”.

A divulgação dos filmes será feita pelas estruturas globais do British Council, embora os organizadores avancem que ela será inexistente nos 77 países do mundo onde a homossexualidade é ainda ilegal ou punida por lei.

Os cinco filmes escolhidos são An Afternoon, do dinamarquês Søren Green; os britânicos Chance, de Jake Graf, e Morning Is Broken, de Simon Anderson; Code Academy, da canadiana Nisha Ganatra; e o documentário True Wheel, rodado nos EUA pela francesa Nora Mandray.

Para além de poderem ser vistos durante toda a duração do BFI Flare, estarão também no centro de uma campanha específica. Na próxima quarta-feira, 25 de Março, o BFI, o British Council e a Stonewall encorajam internautas de todo o mundo a verem um dos filmes e partilharem as suas opiniões nas redes sociais usando a hashtag #FiveFilms4Freedom

Sugerir correcção
Comentar