China autoriza filme gay pela primeira vez

Autoridades chinesas levaram um ano a chegar a uma decisão.

Foto
Poster do filme Seek McCartney, o primeiro filme chinês centrado numa temática homossexual a ter autorização oficial para estrear nos cinemas

Brokeback Mountain, o celebrado filme sobre o amor entre dois vaqueiros, nunca chegou aos cinemas na China – apesar do reconhecimento de que o seu realizador, o taiwanês Ang Lee, goza naquele país – porque os censores proíbem a exploração de temáticas homossexuais no cinema e na televisão.

Mas isso pode estar a mudar: pela primeira vez, a China aprovou a estreia de um filme gay nos cinemas, segundo a Variety. O filme, Seek McCartney, uma co-produção franco-chinesa, centra-se na relação amorosa e secreta entre um chinês e um francês, interpretados pelo actor e cantor chinês Han Geng e o francês Jérémie Elkaïm.

O realizador, Wang Chao, considerou a decisão “um pequeno passo” para a entidade estatal que regula a indústria cinematográfica e audiovisual e “um grande passo para realizadores”. Segundo a Variety, os reguladores chineses levaram um ano para chegar a uma decisão. “Não foi fácil, mas valeu a pena”, escreveu Wang Chao no seu blogue. O filme deverá ter uma distribuição modesta nos cinemas chineses este Inverno.

O crítico e argumentista Cheng Qingsong considerou a decisão “um grande passo em frente”, em declarações ao jornal chinês oficial Global Times.

“Já tínhamos visto filmes chineses com personagens secundárias gay no cinema, mas não uma  história em que os dois protagonistas são homossexuais. Nesse sentido, é um grande avanço”, disse à AFP, Fan Popo, um realizador e activista LGBT. Que não deixa de ser cauteloso: “O facto de este filme em particular ser exibido nos cinemas não significa que isso vai passar a acontecer no futuro”, disse. “O sistema chinês de aprovação de filmes é extremamente instável, as regras são fluidas. E, ao fim e ao cabo, tudo depende dos caprichos dos censores.” Por isso, “é difícil dizer se a decisão vai incentivar outros realizadores chineses”.

A China descriminalizou a homossexualidade em 1997, e só em 2001 ela foi removida da lista de doenças mentais do Ministério da Saúde. Em 2008, as autoridades chinesas incluíram a homossexualidade entre os conteúdos “pornográficos e vulgares” proibidos nos ecrãs, mas essa directiva foi suprimida em 2010.

O último filme de Wang Chao, Fantasia, esteve no Festival de Cinema de Cannes em 2014, na secção Un Certain Regard.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários