Cascais recebe primeiro Festival Internacional de Cultura de 3 a 12 de Julho

Foto
A Mostra Espanha abre no dia 24 de Setembro, às 18h, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, na presença dos secretários de Estado dos dois países, com a entrega do Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014 à escritora Lídia Jorge. Vasco Celio

António Lobo Antunes, entrevistado pelo irmão João Lobo Antunes, e o escritor israelita David Grossman, à conversa com Clara Ferreira Alves, vão marcar o Festival Internacional de Cultura, em Cascais, entre 3 e 12 de Julho.

O Festival Internacional da Cultura (FIC), que foi esta quarta-feira apresentado, vai decorrer pela primeira vez em Cascais e vai incluir actividades ligadas à Literatura, Música e Teatro, ao longo de dez dias.

A escritora Lídia Jorge, curadora do Festival, destacou como “grandes momentos” a conversa entre os irmãos António e João Lobo Antunes, marcada para 4 de Julho, no Museu Paula Rego, a entrevista da jornalista Clara Ferreira Alves ao escritor israelita David Grossman, no dia 5 de Julho, e o diálogo entre a escritora Maria Teresa Horta e o jornalista José Fialho Gouveia, a 6 de Julho.

“Penso que vão ser daqueles grandes momentos, inéditos, que os amantes da Cultura não vão querer perder”, disse a curadora.

Para Lídia Jorge, o Festival tem por objectivo mostrar que “o livro é o elemento estrutural e é o objecto que constitui o pilar fundamental de todas as artes”.

A presença do escritor israelita insere-se no âmbito dos 50 anos das Publicações D.Quixote, efeméride a propósito da qual será também interpretada, pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a ‘suite’ D.Quixote, de Georg Philipp Telemann, e os actores e alunos do Teatro Experimental de Cascais apresentarão uma leitura encenada de D.Quixote de la Mancha, de Cervantes.

Actividades em família, percursos temáticos, artes plásticas e de outras disciplinas, debates sobre literatura e actualidade, exposições, noites de poesia e espectáculos de teatro e de música estão incluídos na programação do FIC, que vai incluir ainda uma Feira do Livro.

Com entrada gratuita, do programa consta ainda um debate sobre “A Europa no seu labirinto - A crise ética e a ética da crise”, entre Jaime Nogueira Pinto e Francisco Louçã, com moderação de Maria João Avillez.

“Rimos de quê? - O Humor e a Literatura” é o mote de discussão entre Rita Ferro, Maria Rueff e Nuno Artur Silva, moderado por Francisco José Viegas, a 9 de Julho.

Os escritores Mia Couto, José Eduardo Agualusa e Lídia Jorge vão, a 10 de Julho, falar sobre “África na Literatura Lusófona”, num debate moderado por Laurinda Alves.

A relação Cinema e a Literatura vai chamar à discussão os realizadores João Botelho e Margarida Cardoso e a actriz Inês de Medeiros (que também dirigiu ficção e um documentário), num encontro moderado por Mário Augusto, a 11 de Julho.

Na vez da Música, João Afonso, Ana Bacalhau e Capicua vão falar sobre “Sons da Mudança - a música na definição da identidade”, a 12 de Julho.

Organizado pela Câmara de Cascais e pelo grupo LeYa, o evento quer chegar a diferentes públicos e deverá repetir-se nos próximos anos.

“Esperamos que seja muito atraente para diferentes públicos. Há uma preocupação de fazer diferentes actividades para chegar a todas as pessoas”, disse o administrador da LeYa Tiago Morais Sarmento.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, considerou que “estão reunidos todos os ingredientes necessários e suficientes para uma iniciativa que se possa repetir nos anos seguintes”.

Sugerir correcção
Comentar