Casa da Música vai ser a “Casa do Mário” Laginha durante uma semana

Mário Laginha estará no Porto até domingo.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Casa da Música, no Porto, será durante uma semana a "Casa do Mário" Laginha, compositor e intérprete escolhido para inaugurar um novo espaço de programação que inclui um ciclo de concertos e apresenta um solista da nova geração do jazz.

Em conversa com os jornalistas na Casa da Música, Mário Laginha explicou esta segunda-feira que o convite "já vinha com algumas propostas, que era fazer concertos com o Remix Ensemble, a Orquestra e Mário Laginha Trio".

A partir de terça-feira e durante uma semana, será possível ouvir o músico na vertente solista/compositor, interpretando duas obras suas com orquestra sinfónica e com ensemble, como solista inesperado num concerto de Bach, como líder de um dos seus trios de jazz e finalmente como programador, escolhendo alguns dos compositores com os quais mais se identifica.

Mário Laginha propõe ainda um concerto de um jovem solista da nova geração do jazz, saxofonista, já distinguido com o Prémio Jovens Músicos e que encerra o ciclo "Casa do Mário", no dia 15.

"Pediram-me para escolher um músico da nova geração, escolhi Ricardo Toscano, de 20 anos. Quando o ouvimos tocar pensamos como é que alguém com 20 anos pode tocar assim. Conheci-o com 15 anos, quando tocava clarinete. É uma óptima sensação perceber que há muitos músicos bons que não param de aparecer, é uma satisfação e uma preocupação. Espero é que exista dinheiro para a cultura para que pessoas tão boas tenham trabalho", referiu o pianista.

O compositor considerou que "há imensos músicos de nível" e defendeu que os festivais de jazz deveriam ter uma programação muito mais portuguesa: "Passa pela vontade dos promotores. Às vezes existe uma espécie de complexo qualquer de que os de fora são os especiais. Isso já não faz sentido nenhum. Há músicos muito bons cá".

Ricardo Toscano tem colaborado com músicos como Carlos Barretto, Nelson Cascais, Júlio Resende, Afonso Pais, André Fernandes e João Moreira, entre outros.

O Ricardo Toscano 4Teto é influenciado por alguns dos grandes nomes do jazz, como Wayne Shorter, Herbie Hancock, Miles Davis e John Coltrane.

O ciclo inicia-se na terça-feira com um concerto com o Remix. Mário Laginha vai repescar a obra "Até aos Ossos", encomendada para a inauguração da Casa da Música, em 2005.

Para a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (sábado), Mário Laginha escolheu, além do seu "Concerto para piano e orquestra", obras de Béla Bartók, J. S. Bach e Bernd Alois Zimermann.

Com o seu trio, actuará no domingo.

Sugerir correcção
Comentar