Carta aberta em defesa do projecto cultural dos Artistas Unidos

Seria importante que Universidade de Lisboa tratasse a companhia como um verdadeiro parceiro, não desistindo tão facilmente de um espaço de cultura e de cidadania

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Comemoração e A nova ordem mundial pelos Artistas Unidos Adriano Miranda

Exmo. Sr. Reitor da Universidade de Lisboa Professor Doutor António Cruz Serra,

Foi com muita apreensão que soubemos que a Universidade de Lisboa dá por terminado o contrato que permitiu a actividade dos Artistas Unidos no Teatro da Politécnica, pondo fim a um percurso de três anos em que a companhia transformou um espaço abandonado numa das referências culturais da cidade. Essa revelação é particularmente inesperada por recordarmos que as longas negociações para a cedência deste espaço pela Universidade de Lisboa foram então minuciosamente acompanhadas pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Câmara Municipal de Lisboa que apostaram no Teatro da Politécnica para este fim específico, acreditando num projecto cujas expectativas nos parecem ter sido até excedidas pela companhia.

Estranhamos que o argumento para a cessação do contrato seja o atraso nos pagamentos do valor de arrendamento – aliás muito elevado comparativamente a casos similares. Para além da desconsideração pelo investimento financeiro que os Artistas Unidos fizeram, muito superior aos valores em atraso e que inclui não só obras de reabilitação mas também diversas obras de reparação, não compreendemos como, desde Junho de 2013, não foi possível chegar a um compromisso quanto ao plano de pagamentos com que os Artistas Unidos pretendem liquidar os valores em falta. Acresce a isto o conhecimento atempado que a Universidade de Lisboa teve do motivo pelo qual surgiram dificuldades: os avultados cortes imprevistos no financiamento por parte da Direcção-Geral das Artes, que é agora cerca de metade do que era aquando da assinatura do contrato, e cujo valor inicial serviu de referência à fixação da renda. Compreenderíamos talvez esta postura se para a Universidade de Lisboa, no difícil quadro económico em que vivemos, os valores em causa fossem elevados – mas claramente não é o caso.

Não deixa de causar perplexidade que o concurso que a Universidade de Lisboa tenciona abrir em breve para a concessão do Teatro da Politécnica, com o qual diz defender o interesse público, tenha como único critério de decisão o valor de renda proposto pelos concorrentes, sem que o projecto ou o historial seja tido em conta, apesar de o espaço ser destinado a actividade teatral.

Nós, espectadores, artistas, produtores, programadores ou simplesmente cidadãos que reconhecem na cultura uma dimensão maior da nossa vida em sociedade, sentimo-nos ameaçados por mais uma terrível perda num tempo de destruição da cultura nacional. Nesse sentido, seria importante que Universidade de Lisboa tratasse a companhia como um verdadeiro parceiro, não desistindo tão facilmente de um espaço de cultura e de cidadania, não limitando as actividades, que vão muito para além da produção teatral própria dos Artistas Unidos, e evitando a asfixia de um projecto com múltiplas valências que o tornam indispensável na cultura portuguesa. 

Não é demasiado tarde e é esse ponto que sublinhamos e de que partimos para um apelo lógico: que se dê uma oportunidade a um compromisso de onde todos – universidade, companhia e cidadãos – podem sair vencedores; que se faça da renovação do contrato com os Artistas Unidos uma prioridade, para que se mantenha o Teatro da Politécnica como o imprescindível espaço de cultura que se tornou, onde criação, divulgação e formação coexistem, cumprindo uma luta que se espera ser também a de uma instituição universitária. Que não se desfaça por tão pouco o que tão exemplarmente se construiu.
 

Américo Rodrigues; Ana Amaral; Ana Vieira; Augusto M. Seabra; Bruno Béu; Cláudia Gaiolas; Cláudia Galhós; Custódia Gallego; Daniel Blaufuks; Edgar Pêra; Eduardo Pitta; Elmano Sancho; Francisco Frazão; Gastão Cruz; Hélia Correia; Isabel Castelão Rodrigues; Jacinto Lucas Pires; Jaime Rocha; Joana Manuel; João Barrento; João Costa Dias; João Salaviza; João Tabarra; John Romão; Jorge Louraço; José Luís Ferreira;Lia Gama; Luís Miguel Oliveira; Olga Roriz; Magda Bizarro; Manuel Graça Dias; Manuel Gusmão; Marco Roque Antunes; Maria Filomena Molder; Maria Schiappa; Miguel Castro Caldas; Miguel Loureiro; Mónica Calle; Mónica Talina; Olga Roriz; Pedro Borges; Pedro Gil; Pedro Jordão; Pedro Zegre Penim;Renata Portas; Ricardo Neves-Neves; Rui Catalão; Samuel Rama; Sérgio Godinho; Tiago Mota Saraiva; Tiago Rodrigues; Vasco Pimentel; Victor Gonçalves

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