Cantora Cybele morreu no Rio de Janeiro aos 74 anos

Fundadora do Quarteto em CY venceu em 1968 o III Festival Internacional da Canção com Sabiá, de Chico Buarque

Foto
Cybele (à esquerda) em 1968, com a sua irmã Cynara, Chico Buarque e Tom Jobim

A cantora Cybele, co-fundadora do Quarteto em Cy, um dos grupos vocais femininos mais relevantes da música popular brasileira, morreu esta quinta-feira no Rio de Janeiro, de embolia pulmonar.

Vinícius de Moraes e Carlos Lira, que conheceram Cybele e as suas irmãs Cyva, Cynara e Cylene no início dos anos 60, convenceram-nas a fundar o Quarteto em Cy (o nome foi sugerido pelo próprio Vinícius), que comemorou este ano 50 anos de actividade, contados desde a edição do primeiro disco, em 1964.

O grupo colaborou com grandes compositores da música brasileira, de Vinícius de Moraes, Toquinho e Dorival Caymmi a Tom Jobim e Chico Buarque, actuou em diversos países, dos Estados Unidos ao Japão, e gravou, ao longo de meio século, mais de 30 discos.

Cylene afastou-se do grupo em 1966, para se casar, e foi substituída pela cantora carioca Regina. E no ano seguinte, embora mantendo-se no Quarteto em Cy, Cynara e Cybele começaram a actuar também como dupla, tendo sido nessa condição que venceram a terceira edição do Festival Internacional da Canção, em 1968, com Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim.

Ao longo dos anos, o Quarteto em Cy teve várias formações. Cybele não pertenceu ao grupo durante toda a década de 70, mas regressou em 1980 para substituir a cantora Dorinha, que entrara em 1972. Além das fundadoras Cyva, Cynara e Cybele, o elenco final, que se vinha mantendo há mais de 30 anos, incluía a cantora Soninha (Sónia Maria Ferreira de Medeiros Albuquerque).

Sugerir correcção
Comentar