Camões, Saramago e Lobo Antunes entraram na Biblioteca de Xangai, a maior do mundo

Foto
O poema épico de Camões integra um lote de cerca de 50 publicações Nelson Garrido

O poema épico “Os Lusíadas”, de Camões, entrou esta semana numa das maiores bibliotecas do mundo, acompanhado pelos romances “A viagem do Elefante”, de José Saramago, e “O Esplendor de Portugal”, de António Lobo Antunes, contou nesta sexta-feira fonte diplomática.

Os três livros fazem parte de um lote de cerca de 50 publicações, incluindo CD, DVD e dicionários, oferecido pelo Instituto Camões à Biblioteca de Xangai, através do Consulado-geral de Portugal.

Portugal e a língua portuguesa estavam ausentes do espaço internacional daquela biblioteca, nomeadamente do seu quarto andar, dedicado à leitura de publicações estrangeiras, realçou Filipa Teles, professora na Universidade da Estudos Internacionais de Xangai.

A oferta, materializada por Filipa Teles, foi feita na terça-feira passada, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa (5 de Maio).

A Biblioteca de Xangai, inaugurada em 1996 numa das mais conhecidas artérias da cidade, tem um acervo com cerca de 51 milhões de peças, entre os quais quase dois milhões de livros antigos.

“Pelo que me disseram, a única bibliografia em português existente limitava-se a uma dezena de títulos, oferecidos por pessoas de Macau”, disse Filipa Teles à Lusa.

A doação do Instituto Camões incluía romances de Eça de Queiroz, traduzidos em inglês, uma antologia de poesia e várias obras de consulta sobre as artes plásticas, a música e a História de Portugal.

De acordo com a informação divulgada na sua página da Internet, a Biblioteca de Xangai “é uma das dez maiores do mundo em termos de espaço (83.000 metros quadrados)” e atende anualmente dois milhões de leitores.

“Capital económica da China”, Xangai é também a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23,5 milhões de habitantes.

A entrada de Luis de Camões, Saramago e Lobo Antunes na Biblioteca de Xangai coincide com o rápido crescimento do ensino do português no continente chinês.

Nos últimos cinco anos, os cursos de português naquele país quintuplicaram, abrangendo hoje cerca de mil estudantes, em mais de quinze cidades.

Há cerca de uma década, apenas duas universidades - em Pequim e Xangai - tinham licenciaturas em português.

Sugerir correcção
Comentar