Calendário Pirelli renova-se com “mulheres inspiradoras”: de Patti Smith a Amy Schumer

Edição de 2016 apresentada em Londres: Patti Smith, Yoko Ono, Serena Williams e Natalia Vodanova são algumas das fotografadas por Annie Leibovitz.

impar,patti-smith,londres,fotografia,
Fotogaleria
Amy Schumer DR
impar,patti-smith,londres,fotografia,
Fotogaleria
Serena Williams DR
impar,patti-smith,londres,fotografia,
Fotogaleria
Patti Smith DR
impar,patti-smith,londres,fotografia,
Fotogaleria
Yao Chen DR

Já sabíamos, desde Setembro, que o Calendário Pirelli de 2016 não iria ser como os outros que fizeram a história, e a fama, desta publicação lançada há já mais de meio século (1964) por aquela empresa italiana de pneus. E não apenas porque a fotógrafa convidada para o realizar foi Annie Leibovitz – uma repetição, já que a famosa artista norte-americana revelada pelo seu trabalho para a revista Rolling Stone tinha já assumido encargo idêntico no ano 2000.

O icónico The Cal - n.º 43 vai ser diferente de todos os outros até agora realizados. E também não apenas por não pôr a tónica nos nus – algo que também já tinha sido experimentado em edições anteriores – e na exposição de mulheres sexualmente provocantes. Vai, desta vez, mostrar “mulheres inspiradoras” de diferentes idades, proveniências e profissões.

Os nomes e as primeiras quatro fotografias foram reveladas esta segunda-feira em Londres, numa sessão realizada no famoso Roundhouse, sala de concertos e templo do rock aberto também na década de 60.

Há actrizes (Yao Chen e Amy Schumer), artistas e cantoras ((Shirin Neshat, Yoko Ono e Patti Smith), empresárias e produtoras (Mellody Hobson e Kathleen Kennedy), a realizadora Ava Du Vernay, a escritora Fran Lebowitz, a top model Natalia Vodanova, a tenista Serena Williams, e ainda uma coleccionadora de arte (Agnes Gund) e uma bloguer (Tavi Gevinson). Ao todo, são 13 mulheres – a primeira, a actriz chinesa Yao Chen, embaixadora da ONU para os refugiados, acompanha o prefácio. As doze seguintes seguem os meses do ano, de Janeiro, com Vodanova, a Dezembro, com a comediante de stand up Amy Schumer – que contraria o tom dominante do calendário fazendo-se fotografar quase em nu integral: “É como se ela não tivesse recebido o memorando dizendo que podia manter-se vestida”, comentou Annie Leibovitz na sessão de lançamento.

A fotógrafa e autora do Calendário de 2016 explicou ainda que o seu trabalho consistiu num “conjunto clássico de retratos a preto-e-branco feitos em estúdio”, no passado mês de Julho, em que fez questão em fotografar as mulheres convidadas com as suas roupas e poses normais, de todos os dias.

“Quando a Pirelli me telefonou, sugeriram-me que fotografasse mulheres ilustres”, recordou Leibovitz, que aceitou os termos do desafio – e que foi radicalmente diverso daquele que encentou em 2000, quando então assumiu também o “exercício de fotografar nus”.

Na primeira apresentação do calendário, em Setembro passado, Annie Leibovitz tinha já explicado ter querido mostrar “mulheres que alcançaram algo”. “Quis fazer uma série de retratos clássicos, mulheres pouco convencionais, mas como elas são na vida real”, acrescentou.

E assim aconteceu. Nas primeiras quatro fotografias agora reveladas, Yao Chen surge descalça e de perna cruzada sobre uma cadeira; Patti Smith, de pé, enverga o seu colete preto habitual sobre camisa branca; Serena Williams, a sua pose física de atleta; e a já referida Amy Schumer aparece nua, de saltos altos...

No seu novo site oficial, a Pirelli revela num vídeo, em fotografias e noutros documentos o processo da criação do calendário do próximo ano, que estará nos antípodas do de 2015, quando Steven Meisel apostou em fotografias de mulheres em poses provocantes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários