Festival para Gente Sentada “reinventa-se” em Braga

Norte-americanos Mercury Rev encabeçam cartaz do evento, que muda de cidade depois de uma década em Santa Maria da Feira.

Foto
Os Mercury Rev estarão em Braga a 19 de Setembro Paulo Pimenta

Depois de uma década a afirmar-se como um dos momentos mais marcantes do ano em Santa Maria da Feira, o Festival para Gente Sentada vai mudar de cidade. A 11ª edição do evento acontece a 18 e 19 de Setembro, em Braga, com os norte-americanos Mercury Rev prestes a lançarem o seu primeiro disco em seis anos, como principais nomes do cartaz. Em ano de “reinvenção”, a organização acrescenta também concertos gratuitos ao ar livre ao programa de espectáculos em auditório tradicionalmente associado ao festival.

“Chegou a altura de o festival se reinventar”, explica João Carvalho da Ritmos, a promotora que organiza o Festival para Gente Sentada. “Procurávamos uma cidade que tivesse diversidade de salas e juventude”, continua o mesmo responsável, segundo o qual Braga acabou por revelar-se a “cidade ideal” para esta nova etapa do evento.

De resto, os dois cabeças de cartaz aceitaram o convite para integrarem o Festival para Gente Sentada deste ano pelo facto de este se realizar em Braga, revelou Carvalho, durante a conferência de imprensa de apresentação da programação, que decorreu esta quarta-feira, em Braga. Howe Gelb convenceu os seus Giant Sand para uma reunião exclusiva para este concerto depois de partilhar o fascínio com a sala de Braga, onde já tocou a solo em 2007 – tocam no Theatro Circo no dia 18. Os Mercury Rev, que sobem ao palco bracarense no dia seguinte, também fazem ali o seu único concerto na Europa nos próximos meses. Os norte-americanos são o principal nome desta edição do festival e actuam um dia depois de lançarem o seu primeiro disco em seis anos.

Pelo Theatro Circo passam ainda a libanesa Yasmine Hamdan e o português Bruno Pernadas, no dia 18, e, no dia seguinte, B Fachada e a australiana Lydia Ainsworth. No final dos concertos na principal sala de espetáculos de Braga, a programação do Festival para Gente Sentada muda-se para o espaço GNRation, onde haverá, em cada um dos dias, um espectáculo de uma banda e a actuação de um DJ. Mdou Moctar, Eletric Shoes, DJ Coco e Filho da Mãe com Ricardo Martins são os projectos programados para esse espaço.

Além da mudança de localização, a grande novidade do festival deste ano é a inclusão de concertos ao ar livre, que decorrerão em praças do centro da cidade. “São uma forma de mostrarmos Braga a quem nos visita”, explica João Carvalho. Nesses espectáculos tocam bandas como os Box to Box, Benjamim, Serushimo, Time for T, Sun Blossons ou o guitarrista Peixe. Os espectáculos ao ar livre terão entrada livre, já os concertos em sala têm preços entre os 20 euros (ingresso diário) e os 35 euros (passe geral).

O Theatro Circo assinalou, esta quarta-feira, os primeiros 100 dias do ano de celebração do seu centenário, divulgando os seus números de públicos. Depois de um aumento de 43% no ano passado, a sala bracarense mantém a tendência de crescimento. Até ao momento, registam-se 45.500 espectadores, ultrapassando o valor conseguido em igual período do ano passado. “O crescimento verificado em 2014 não foi apenas fruto de um ano especial, mas o início de um novo percurso que se mantém”, valorizou a sua administradora Cláudia Leite.

Notícia actualizada às 18h26: Texto da Lusa substituído por notícia própria

Sugerir correcção
Comentar