Bowie começa de novo, na Cinemateca

O objectivo do programa é claro: mostrar filmes em que foi actor, filmes que inspirou de forma indelével e filmes em que as suas canções têm uma presença reveladora.

Foto
David Bowie em Feliz Natal, Mr. Lawrence (1982), de Nagisa Oshima

David Bowie morreu, mas não morreu. Ressuscita sempre que alguém o torna o espírito vivo, escutando as suas canções, relendo as suas palavras, revisitando as suas imagens. Sobreviveu e regressa sempre que o chamam. Ora a partir de sexta-feira (1 de Julho) e até dia 29 de Julho é exactamente isso que a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, vai fazer com um ciclo dedicado ao artista britânico, ele que sempre criou e habitou um território alheio a fronteiras (estilísticas e nacionais).

Entre a sala e a esplanada, o objectivo do programa é claro: evocar David Bowie no cinema, mostrando filmes em que foi actor, filmes que inspirou de forma indelével e filmes em que as suas canções têm uma presença reveladora (e não decorativa) ora da biografia, ora do universo estético que originou a obra cinematográfica. Absolute Beginners (1986), de Julien Temple, é a escolha inaugural, pelo sentido do título (Bowie era homem de começos, artista que sabia, como poucos, materializar essa capacidade humana) e como revisitação. Curiosidade a redescobrir (foi um fracasso comercial) a, pelas suas referência visuais e musicais, complementa muito bem as fábulas de Velvet Goldmine (1998), de Todd Haynes (dias 4 e 29) e de O Homem que Veio do Espaço, de Nicolas Roeg (dias 15 e 26).  Se este trio traz de volta o Bowie musical no cinema, outros filmes, não menos famosos e marcantes, recordam-no, acima de tudo, como actor. Vejam-no a reencarnar personagens inesquecíveis em Feliz Natal, Mr. Lawrence (1982), de Nagisa Oshima (dias 6 e 8), Fome de Viver (1983), de Tony Scott (dia 7) e em Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer (1992), de David Lynch (dias 8 e 25).

Já nos filmes de Paul Schrader, Quentin Tarantino, Bernardo Bertolucci e Wes Anderson, aparece invisível, passe o paradoxo, para ser ouvido. No seu lugar, estarão as canções e as memórias das canções. Destaque, para Putting Out Fire que, sobre mais de duas décadas, liga Cat People (1982), nos dia 15 e 26, a Sacanas Sem Lei, nos dias 27 e 30, para “Ragazzo Solo, Ragazza Sola”, a versão italiana de Space Oddity que assombra Eu e Tu (2012), de Bertolucci (dias 8 e 12) e finalmente para Modern Love que faz correr Denis Lavant em Má Raça, de Leos Carax (1986), nos dias 13 e 16.

Há outros filmes a rever no ciclo, mas este pequena notícia fecha-se com uma menção ao incontornável Ziggy Stardust and The Spiders From Mars (1979) de D. A. Pennebaker (nos dias 12 e 27). É o momento em que Bowie se mostra no seu lugar preferido: o palco. Vejam-no a começar de novo.

Sugerir correcção
Comentar