Beyoncé domina noite dos MTV Video Music Awards

Autora e intérprete de Lemonade arrecadou oito estatuetas das 11 para que tinha sido nomeada.

Fotogaleria
Beyoncé na festa dos MTV Video Music Awards 2016 Eduardo Munoz/REUTERS
Fotogaleria
Beyonce e o prémio de Melhor Vídeo Michael Loccisano/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Beyonce e o prémio de Melhor Vídeo Feminino REUTERS/Lucas Jackson
Fotogaleria
Rihanna Jason Kempin/Getty Images/AFP
Fotogaleria
Rihanna a actuar nos 2016 MTV Video Music Awards em Madison Square Garden / AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Fotogaleria
Rihanna a actuar nos 2016 MTV Video Music Awards em Madison Square Garden Michael Loccisano/Getty Images/AFP
Fotogaleria
A actuação de Ariana Grande AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Fotogaleria
Alicia Keys no palco AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Fotogaleria
Future AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Fotogaleria
Britney Spears e G-Eazy na actuação dos 2016 MTV Video Music Awards em Madison Square Garden REUTERS/Lucas Jackson
Fotogaleria
Britney Spears AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Fotogaleria
As ginastas norte-americanas Madison Kocian, Aly Raisman, Simone Biles e Laurie Hernandez da esquerda para a direita AFP PHOTO / Jewel SAMAD

Foi uma noite em grande para Beyoncé, a “Queen Bey”, que este domingo, num palco do Madison Square Garden de Nova Iorque absolutamente rendido à sua presença e actuação, arrecadou oito das 11 estatuetas para que tinha sido nomeada na edição deste ano dos MTV Video Music Awards (VMA). Entre elas está a de Melhor Vídeo do Ano, por Formation, um clip retirado do muito celebrado álbum Lemonade, em que aborda o tema da fúria de uma mulher enganada e com o seu casamento em perigo – o repórter da AFP refere a inevitável ligação que muita gente já fez entre alguns dos temas do disco, como Hold up e Sorry, e a vida pessoal da própria Beyoncé na parece que conturbada relação com o seu marido, o rapper Jay-Z.

Mas “Queen Bey” começou a conquistar as atenções logo à sua chegada ao Madison Square Garden, quando surgiu sobre o tapete vermelho com um vestido branco e transparente, acompanhada por algumas das actrizes e figurantes do vídeo Formation, mas também – e esta é a causa cívica e política que a cantora tem abraçado nos últimos tempos – com as mães de três cidadãos negros mortos pela polícia norte-americana nos últimos dois anos.

A marcar a cerimónia deste ano esteve também a multi-campeã olímpica da ginástica Simone Biles e três outras companheiras da selecção americana que venceu os recentes Jogos do Rio de Janeiro. E ainda o regresso ao palco dos VMA de Britney Spears, uma década após a sua última presença na festa da MTV, em 2007, quando a sua actuação foi unanimemente considerada “humilhante” na interpretação do disco Gimme More – desta vez, a crítica está a receber positivamente o seu novo disco, Glory, que saiu a semana passada.

Outra vencedora da noite foi Rihanna, que actuou por quatro vezes, a interpretar temas de uma carreira já com mais de uma década – entre os quais Rude boy, Diamonds e Only girl in the world –, e que justificou a distinção honorária que lhe foi atribuída – o Michael Jackson Video Vangard Award, que recebeu das mãos de Drake. “Ela é alguém por quem tenho estado apaixonado desde os meus 22 anos. É uma das minhas melhores amigas no mundo. Durante toda a minha vida adulta a admirei, mesmo se ela é mais nova do que eu”, disse, segundo a Reuters, o rapper canadiano – que também saiu do palco do Madison Square Garden com uma estatueta (entre seis nomeações): Melhor Vídeo Hip-Hop, por Hotline bling.

Mas quem, de facto, dominou a noite no Madison Square Garden foi, sem dúvida, a “Queen Bey”, não só pela actuação de cerca de 15 minutos com um medley do disco Lemonade, mas também pelas repetidas chamadas para receber as oito estatuetas, nas categorias a seguir descriminadas: Melhor Vídeo de uma Mulher (Hold up); Melhor Vídeo de Longa Duração (Lemonade); e os cinco outros prémios também recolhidos por Formation (Melhor Vídeo Pop, Melhor Coreografia, Melhor Realização, Melhor Fotografia e Melhor Montagem).

Se a festa foi dos presentes, houve também ausências notadas em Nova Iorque, entre as quais as de Adele (que tinha oito nomeações para os prémios deste ano, uma das quais para o Melhor Vídeo do Ano, por Hello), de Justin Bieber (também na liça pelo principal prémio, com Sorry) e de Taylor Swift, a artista mais premiada na última década, mas que este ano não recebeu qualquer nomeação.

A lista dos premiados dos VMA 2016 completa-se com os seguintes nomes: Calvin Harris (interpretando, com Rihanna, This Is What You Came For – Melhor Vídeo de um Homem); Fifth Harmony (interpretando, com Ty Dolla $ign, Work from Home – Melhor Colaboração); Twenty One Pilots (Heathens – Melhor Vídeo de Rock); Calvin Harris & Disciples (How Deep Is Your Love – Melhor Vídeo Electrónico); DNCE (Melhor Revelação); David Bowie (Blackstar – Melhor Direcção Artística); Coldplay (Up&Up – Melhores Efeitos Visuais); e a Canção do Verão foi All in my head (Flex), de Fetty Wap, também interpretada pelas Fifth Harmony.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários